Buscar

Qual o requisito em comum e o pressuposto que distingue tais espécies de tutela em caso de urgência?

A tutela de urgência no Código de Processo Civil confunde a tutela cautelar e a tutela satisfativa. Indique o requisito em comum e o pressuposto que distingue tais espécies de tutela em caso de urgência.

💡 2 Respostas

User badge image

Franklyn Milton

Lídimo  a matéria de Direito Processual, estriba a metafísica jurídica, são pressupostos de tutela de urgência: o pericullum in mora e o fumus bonni juri. 

               

Verba volant, espero ter ajudado-a. Tchau  até.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Tutela provisória é gênero por meio da qual o juiz, antes de analisar definitivamente o mérito, defere determinada medida de índole satisfativa (permite o acesso ao bem jurídico) ou cautelar (não permite acesso ao bem jurídico, mas o resguarda de eventuais danos, garantindo eventual cumprimento futuro de tutela satisfativa, antecipada ou definitivamente).

Quando houver caráter satisfativo, estaremos diante de tutela antecipada de urgência, enquanto havendo caráter cautelar ou preventivo, estaremos diante de tutela cautelar de urgência.

Já a tutela cautelar, como visto, será aquela que não dá ao interessado a possibilidade de usufruir o bem jurídico em análise, mas retira daquele que o detém a posse, visando à preservação do direito respectivo. Assim, a tutela cautelar visa apenas ao resguardo do bem acautelado.

Exemplificando, tutela antecipada é aquela que determina que uma empresa limpe o nome do consumidor, indevidamente negativado, antes mesmo de julgar o mérito da ação. Já tutela cautelar é aquela que retira desta empresa determinado valor, garantindo que não haja dilapidação patrimonial com intuito de não cumprir a decisão futuramente prolatada, mas a quantia não é transferida ao interessado, ficando resguardada em juízo.

Podemos, assim, definir que como elemento em comum temos o caráter provisório e precário, com deferimento de tutela antes do exercício do contraditório.

Os institutos, entretanto, distinguem-se entre si por um ter o caráter de satisfazer a pretensão da parte e outro por apenas acautelar o direito ou bem jurídico para preservá-lo, com intuito de eventual satisfação futura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais