Buscar

divida de pessoa juridica

Jose presidente da associação "Y", assinou, pela associação um contrato de emprestimo de dinheiro junto ao banco. A associação nao pagou o emprestimo, e nao tem recursos ou bens para pagar o emprestimo. Um associado temendo que seus bens pudessem ser penhorados pelo banco pediu um parecer por escrito. Como vai ficar a situação da associação, do associado, do banco e do presidente da associação?

💡 7 Respostas

User badge image

Danielle S Santos

Os bens da pessoa juridica no caso o empresario nao se confundem com os bems da empresa, assim os bens pessoais dos socios são protegidos, podendo apenas ser penhorados os bens da associação.
4
Dislike0
User badge image

Giovani Zancan

Quanto ao associado, seu nome não será negativado uma vez que os bens da pessoa jurídica não se confundem com os bens da pessoa física. Se o banco persistisse em negativar o nome do associado, poderia caber uma ação de danos morais e possível reparação contra o banco "Y". Se comprovado que tenha havido confusão entre os bens da pessoa física e jurídica ou desvio de finalidade, infração à lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social (art. 28 do CDC ), caso em que fica autorizada a aplicação da chamada teoria maior da desconsideração da personalidade júrudica, podendo ser cobrado dos associados qualquer dívida pertinente. 

3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

E quando é feita a desconsideração da personalidade jurídica, em não raros casos como fraude contra credores e falência fraudulenta?

2
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais