Buscar

"Toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima", a firmação está correta?

💡 13 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Analisando a afirmação “toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima”, podemos ver que ela é correta. O fato que justifica isso é que as enzimas, como sabemos, são um tipo peculiar de moléculas que fazem parte de um grupamento maior, que é o grupamento das proteínas, ou seja, uma determinada enzima é um tipo de proteína que possui um poder catalisador nas reações químicas. Apesar disso, existem muitos outros tipos de proteína, cada uma com suas características e funções distintas, como as proteínas estruturais, as sinalizadoras, dentre muitas outras existentes, no corpo humano e dos demais seres vivos. Um exemplo de proteína que não é uma enzima são as proteínas provenientes de alimentos como o ovo. Esse tipo de proteína atua como matéria prima na regeneração muscular, fazendo com que os músculos cresçam quando são lesionados.

8
Dislike1
User badge image

Gabriel Miranda

Sim, esta afirmação é correta. Enzimas são apenas uma classe de proteínas que trabalham na catalização de reações biológicas. Existem vários outros tipos de enzimos, com diversas funções, tais como estruturais, de transporte, imunológica, dentre outras. 

Espero que tenha sido claro.

21
Dislike2
User badge image

Miguel Fernandes

Nem toda enzima é uma proteína, pois existem as ribozimas, que, diferente dos demais catalisadores biológicos, não são moléculas proteicas. 

12
Dislike2
User badge image

moises reis

A maioria das enzimas são proteínas, mas existem enzimas que n são constituído por proteínas, as ribozimas.
5
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais