Buscar

como o glutamato produzido nos tecidos ajuda na produção de energia ?

💡 3 Respostas

User badge image

Filipe Placido

Essa imagem representa o aminoácido Glutamato no qual é ácido polar (carregado negativamente ) e que tem facilidades de formar pontes de hidrogênio .

Então , o glutamato é um aminoácido precursor da glicose sanguinea ou do glicogenio do fígado , pois ele pode ser convertido em piruvato ou intermédiarios do CICLO DE KREBS(AC.CÍTRICO).

−       O glutamato funciona como dador de grupo amina para as vias biossintéticas ou vias de excreção que levam à eliminação de produtos nitrogenados.

Nos hepatócitos, o glutamato é transportado do citosol para a mitocôndria, onde sofre desaminação oxidativa, catalisada pela L-glutamato desidrogenase.

 

Glutamato desidrogenase:

−       Catalisa a reacção inversa, reacção da incorporação, apenas quando o ião amónio está em excesso, por exemplo, na região perivenosa do figado.

−       A sua actividade é influenciada por uma complexa rede de moduladores alostéricos

Moduladores positivos: GDP, ADP

Moduladores negativos: GTP, ATP

è A contracção vigorosa dos músculos, efectuada em condições anaeróbias, produz piruvato e lactato (glicólise) e amónia (clivagem de proteínas). Estes produtos regressam ao fígado, onde o piruvato e o lactato são incorporados na glicose, que regressa aos músculos, e a amónia é convertida em ureia para excreção.

O ciclo da glicose-alanina, em conjunto com o ciclo de cori, realiza esta transacção. O fardo energético da gliconeogénese é imposto então ao fígado sendo todo o ATP disponível no músculo utilizado para a contracção muscular.

 

Em situação de hiperamoniémia:

esgotamento das reservas de glutamato à utilização do a-KG para sintetizar novo glutamato à depleção do ciclo de Krebs à formação de oxaloacetato a partir do piruvato por carboxilação (piruvato carboxicinase).

Consequências: menor energia disponível para os processos cerebrais; glutamato é um importante neurotransmissor excitatório ® distúrbios do funcionamento nervoso

Glutamato + NAD(P)+ ó  α-cetoglutarato + NH4++ NAD(P)H + H+

L-glutamato desidrogenase

1
Dislike0
User badge image

Natasha Meletti

O glutamato sofre processos de transaminação e desanimação, onde há a formação do alfa-cetoglutarato, que é um intermediário do ciclo de Krebs. Nesse caso ele entraria para este ciclo tendo a formação de NADH e FADH2 com consequente produção de ATP.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O glutamato é um aminoácido codificado pelo códico genético, sendo uma unidade constituinte das proteínas dos seres vivos e está presente em diversos tipos de alimentos e produzido pelo corpo humano, exercendo um papel essencial no metabolismo.


Há duas formas de glutamato: O que existe na forma ligada como parte de proteina, junto comos aminoáciodos ; e os que se encontram na forma livre em tecidos de plantas e animais. O glutamato livre que desempenha papel importante no sabor e na palatabilidade dos alimentos, atribuindo sabor aos alimentos mais distintos e agradáveis.Cerca de 2kg do glutamato natural é encontrado nos músculos, no cérebro, nos rins, no fígado e em outros órgãos e tecidos. Estudos utilizando isótopos estáveis demonstraram que o intestino obtém a maior parte de sua energia a partir do metabolismo de aminoácidos. 


Sim, o glutamato produzido nos tecidos ajudam na produção de energia.

Fonte: https://pt.slideshare.net/jlamaral/bioquimica-glutamato. Acesso: 04/08/2018.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais