Buscar

Qual a diferença entre o princípio da concentração e o princípio da eventualidade na contestação? (Processo Civil)

eu procuro, mas pelo o que eu entendi, são a mesma coisa.

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Bom dia, vou tentar responder informalmente sua pergunta para melhor entendimento.

   O Princípio da Concentração diz, basicamente, que o réu deve concentrar na peça de contestação toda a matéria que seja útil à sua defesa, sejam matérias de direito processual ou de direito material. Isto é fácil de compreender. Entretanto, pode surgir a seguinte dúvida: se o réu vai mesmo fazer isso, alegar tudo que lhe possa ser útil, há a possibilidade de que ele faça alegações exlcudentes em relação a outras, ou aparentemente contraditórias. Exemplifico: primeiramente o réu alega que o juízo é incompetente para aquela ação, depois começa a se defender no mérito perante aquele juízo que ele diz ser incompetente (perceba que se o juízo é incompetente, não poderia julgar o mérito da causa - havendo aparente contradição na alegação do réu).

   Neste momento, surge o Princípio da Eventualidade, dizendo que "na eventualidade de o juiz não julgar procedente uma matéria alegada, passará ao julgamento da outra, e ao da seguinte (e assim por diante)". Neste sentido, aplicando-se o Princípio da Eventualidade ao exemplo mencionado, o juiz analisará sobre a incompetência primeiramente, e, na eventualidade de não acolhê-la, passará à análise da outra tese defensiva, que seria, in casu, o mérito.

 

Note que um Princípio complementa o outro. Em resumo, o Princípio da Concentração informa que se deve alegar tudo na contestação, mesmo que possa fazer surgir contradições. Em seguida, o Princípio da Eventualidade vem para tranquilizar o réu quanto a fazer alegações que excluam ou contradigam outras, dizendo-lhe: "querido réu, pode alegar tudo, sem medo, mesmo que pareça que você está se contradizendo, pois pode ser mesmo que o juiz não acolha a alegação de incompetência ou a de ilegitimidade passiva, etc. então ele deverá acolher as outras matérias".

 

Obrigado pelo questionamento, espero ter te ajudado. Abraços!

 

1
Dislike0
User badge image

Sophia Lafratta Carraro

Agora sim! Muito obrigada por esclarecer, Gabriel! Abração ^_^

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O princípio da concentração e da eventualidade são sinônimos e se referem à contestação, que é espécie do gênero respostas do réu.

Tal princípio determina que o réu deve alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, sob pena de preclusão, sendo certo que a doutrina reconhece, inclusive, a possibilidade de serem trazidas, em mesma peça defensiva, teses contraditórias:

"Art. 336, do CPC. Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais