Buscar

O que são glândulas endócrinas e exemplifique.

💡 2 Respostas

User badge image

Caio Felipe

As glândulas endócrinas são glândulas e tecidos do corpo humano responsáveis pela produção de hormônios. Estes são substâncias químicas responsáveis por regular várias funções do corpo humano.

Principais glândulas endócrinas do corpo humano: 

 

- Hipófise

- Glândula Pineal

- Timo

- Glândula Tireóide

- Glândula Supra-Renal

- Testículo (nos homens)

- Ovário (nas mulheres)

- Pâncreas

Principais funções

 

- Regular as atividades do corpo humano através dos hormônios transportados pelo sangue aos vários órgãos.

 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O sistema endócrino inclui todas as glândulas do corpo que produzem hormônios. Esses mensageiros químicos desempenham um papel fundamental para garantir que seu corpo funcione como deveria.


Muitas glândulas diferentes compõem o sistema endócrino. O hipotálamo, a glândula pituitária e a glândula pineal são o seu cérebro. As glândulas tireóide e paratireóide estão no seu pescoço. O timo está entre os pulmões, as supra-renais estão em cima dos rins e o pâncreas está atrás do estômago. Seus ovários (se você for mulher) ou testículos (se você for homem) estão em sua região pélvica.


Portanto, exemplificando o hipotálamo, este órgão conecta o sistema endócrino com o sistema nervoso. Sua principal função é dizer à sua glândula pituitária para começar ou parar de fazer hormônios. A hipófise usa a informação que recebe do seu cérebro para "dizer" outras glândulas em seu corpo o que fazer. A glândula pineal produz uma substância química chamada melatonina, que auxilia no sono. A tireoide controla o metabolismo. A paratireoide é um conjunto de quatro pequenas glândulas atrás da tireóide. O timo produz glóbulos brancos chamados linfócitos T que combatem a infecção e são cruciais à medida que o sistema imunológico de uma criança se desenvolve.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais