Buscar

Quais as funções das hemácias e plaquetas e como se dá o processo de coagulação

💡 2 Respostas

User badge image

Alzenice Santos

AS HEMÀCIAS; TEM FUNÇÂO DE TRANSPORTAR O OXIGÊNIO PARA O CORPO.

PLAQUETAS: FUNÇÂO PARTICIPAR DO PROCESSO DE COAGULAÇÂO  DO SANGUE, OU SEJA, A FORMAÇÂO DE COAGULOS.

QUANDO OCORRE QUALQUER TIPO DE LESÂO  QUE GERA EXTRAVASAMENTO DE SANGUE, LOGO SE INICIA A COAGULAÇÂO , QUE SE BASEIA EM MUDANÇAS FÌSICAS E QUIMICAS DO SANGUE, COM ENVOLVIMENTO DE VARIOS FATORES. ACOAGULAÇÂO OCORRE GRAÇAS A UMA SÈRIE DE REAÇÔES QUE ACONTECE  ENTRE PROTEINAS CHAMADAS DE  FATORES  DE COAGULAÇÂO.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As hemacias desempenham um papel importante na saúde, transportando oxigênio fresco por todo o corpo. Elas são redondas com um centro recortado e achatado, como donuts sem furo. Seu médico pode verificar o tamanho, a forma e a saúde de seus glóbulos vermelhos usando testes, como a triagem completa do hemograma.


A hemoglobina é a proteína dentro dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio. Os glóbulos vermelhos também removem o dióxido de carbono do seu corpo, transportando-o para os pulmões para que ocorra a expiração. Os glóbulos vermelhos são produzidos dentro dos ossos, na medula óssea. Eles normalmente vivem por cerca de 120 dias e depois morrem.


A coagulação é um processo dinâmico e a compreensão do sistema de coagulação do sangue evoluiu nos últimos anos na prática anestésica. Embora a classificação tradicional do sistema de coagulação na via extrínseca e intrínseca ainda seja válida, os novos insights sobre a coagulação fornecem uma descrição mais autêntica da mesma.


Geralmente, o processo de coagulação está sob o controle inibitório de vários inibidores que limitam a formação do coágulo, evitando a propagação do trombo. Este equilíbrio delicado é interrompido sempre que a atividade pró-coagulante dos fatores de coagulação é aumentada, ou a atividade de inibidores de ocorrência natural é diminuída.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais