Buscar

Av 1 - Logística e Cadeia de Suprimentos - Globalização e as Organizações

 1) 

Leia as afirmativas abaixo:

 

I – A modernização das fábricas com máquinas mais rápidas, precisas e inovadoras além de veículos mais rápidos e de maior capacidade resultou em uma explosão de produtividade;

II – A crescente classe de burgueses e de operários das fábricas vindos dos campos e inchando as grandes cidades, resultou em uma explosão de demanda;

III – As sucessivas descobertas de jazidas de petróleo por todo o mundo, além de rápidas inovações tecnológicas sobre a energia elétrica, resultaram em oferta abundante de energia;

IV – A crescente demanda por operários cada vez mais especializados para operar as novas maquinas industriais resultou em escassez de mão-de-obra.

 

As afirmativas acima descrevem aspectos característicos do contexto econômico da Europa por decorrência da substituição do carvão pelo petróleo como matriz energética da economia do final do século XIX, exceto uma. Assinale a alternativa abaixo que a identifica:

 

 


Alternativas:

  • a)Afirmativa I;
  • b)Afirmativa II;
  • c)Afirmativa III;
  • d)Afirmativa IV;
  • 2)

     

     

    “[...] não é da benevolência do mercador ou do comerciante que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho dele em promover seu self-interest [...] assim, (o mercador ou comerciante) movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta, é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem estar da sociedade.” Com essa declaração, Adam Smith introduziu no meio econômico o termo mão invisível que significa:

     

     


    Alternativas:

    • a)Uma determinada ordem resultante da interação dos indivíduos em uma economia de mercado, mesmo sem uma entidade coordenadora do interesse comum.
    • b)O estado intervindo na economia como um fiscalizador e regulador das práticas econômicas.
    • c)O surgimento das “trade unions” ou sindicatos por decorrência do movimento luddista e do cartismo, minimizando os conflitos de classes.
    • d)A concentração de poder do mercado nas mãos de poucos produtores apoiados por um estado intervencionista.
    • e)A trajetória ascendente dos preços das mercadorias seguida pela trajetória descendente dos salários.
    3)

     

     

    Taylor via a necessidade premente de aplicar métodos científicos à administração para garantir a consecução de seus objetivos que consistia basicamente na busca pela máxima produtividade. Com este propósito a Teoria Científica se baseia em princípios com ênfase na eficiência e na produtividade. A seguir relacionamos alguns dos referidos princípios:

     

    I - Quanto menor e mais fracionada for a tarefa, maior habilidade o operário irá adquirir para desempenhá-la mais rapidamente.

    II - O homem é naturalmente preguiçoso e limitado. Se o seu salário estiver garantido o homem tenderá a produzir o mínimo possível no maior tempo possível.

    III - O homem não reage como indivíduo isolado, o seu comportamento se apoia totalmente no grupo. A mecanização tende a alienar o trabalhador.

    IV - O homem deve adaptar-se à maquina para desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões e assim maximizar a produtividade.

     

    Assinale a alternativa abaixo cuja afirmativa não corresponde aos princípios em que se baseia a Teoria científica:

     

     


    Alternativas:

    • a)Afirmativa I;
    • b)Afirmativa II;
    • c)Afirmativa III;
    • d)Afirmativa IV;
    • e)Todas as afirmativas correspondem aos princípios em que se baseia a Teoria científica;
    4)

     

     

    O taylorismo nasceu da necessidade premente de aplicar métodos científicos à administração para garantir o máximo em produtividade. Essa necessidade levou Taylor a desenvolver métodos e técnicas que resultaram nos princípios da Teoria Científica. Assinale a única alternativa abaixo que corresponde aos princípios da Teoria Científica:

     

     


    Alternativas:

    • a)O comportamento dos trabalhadores está condicionado não somente a aspectos biológicos, mas também a normas e padrões sociais.
    • b)Parte-se do princípio de que o homem é naturalmente preguiçoso e limitado. Se o seu salário estiver garantido o homem tenderá a produzir o mínimo possível no maior tempo possível.
    • c)O trabalhador tem a necessidade de reconhecimento, aprovação social e a participação, deve adaptar-se à organização como um sistema social.
    • d)Desmistifica a crença de que existe uma única maneira certa de executar uma tarefa (the best way).
    • e)As organizações são sistemas abertos em constante interação com o ambiente onde se insere.
    5)

     

     

    Aprendemos que um dos inevitáveis efeitos da globalização é o fenômeno da desindustrialização e que, por esse motivo muitos teóricos têm se dedicado aos estudos desse fenômeno. As afirmativas abaixo descrevem aspectos decorrentes do fenômeno da industrialização, são eles:

     

    I – O fluxo evolutivo dos três setores da economia não segue um mesmo padrão na maioria dos países, na medida em que eles se desenvolvem.

    II – As atividades secundárias de um país que enriquece e entra em processo de desindustrialização, são as que mais ganham em representatividade na economia.

    III – A desindustrialização de um país acontece por decorrência da transferência de instalações do setor primário a países que oferecem condições favoráveis para receber esses investimentos.

    IV – Os tigres asiáticos se beneficiaram mais com esse fenômeno na década de 1980 por dispor de uma população de baixo nível de instrução e educação.

     

    As afirmativas acima que NÃO descrevem aspectos decorrentes do fenômeno da industrialização são:

     

     


    Alternativas:

    • a)Afirmativa II;
    • b)Afirmativas I e II;
    • c)Afirmativa III;
    • d)Afirmativas I; III e IV;
    • e)Todas as afirmativas (I; II; III e IV)
 

💡 3 Respostas

User badge image

Reginaldo Sá

1- (d) IV A crescente demanda por operários......

2- (a) Uma determinada ordem resultante da interação....

3- (c) III O homen não reage.... 

4- (b) Parte-se do princípio de que o homen é naturalmente preguiçoso.....

5- (e) Todas as alternativas.

2
Dislike0
User badge image

Enderson Marques Do Carmo

Algúem sabe as respostas?

0
Dislike0
User badge image

Jeferson Batista Dos Santos

Ola será que alguem tem as respostas?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais