Buscar

por que o agravo é endereçado ao presidente do tribunal?

o art. 1.016 determina que seja dirigida ao tribunal, mas não menciona o presidente...

💡 4 Respostas

User badge image

Rafael Montanaro

Quanto ao recurso de Agravo de Instrumento em si mesmo, o mesmo deverá ser daí protocolado junto da 2° instância ou, se for acaso exista o Protocolo Integrado, aqui poderá ser interposto (ou melhor, protocolado) em qualquer Fórum ali vinculado com a Justiça Estadual a qual, no caso seu caso, parece ser o TJ-SP então !!!

Nesta petição, a sua "folha de rosto" é endereçada ao Desembargador que cuida da distribuição do recurso (o sorteio do órgão Julgado e do Desembargador-Relator, no caso) e sendo que acaso fosse aqui no TJ-RJ, em se tratando dos recursos cíveis, daí seria o Desembargador 1° Vice-Presidente do TJ-RJ então !!!

Já na 2° folha, temos que começam as Razões de Agravante a qual é endereçada ao Desembargador-Relator do Órgão Julgador e, logo mais abaixo, após a identificação das partes Agravante e Agravada, se faz uma alusão aos Ilustres Desembargadores integrantes daquele Órgão Julgador e a despeito disto dali poder ser feito de outras formas também !!!

Agora voltando para a 1° instância, deverá fazer um Petitório simples informado ao Juízo a quo, ou seja, de 1° grau, quanto à proposião deste Agravo de Instrumento perante o Tribunal ad quem e aqui vindo a suplicar que o mesmo exerça o "Juízo de Retratação" quanto ao que restou já decidido na sua Decisão Agravada inobstante isto seja uma faculdade e quase nunca ocorra !!! ... Isto tem que ser feito no prazo de 03 dias a contar do protocolo do Agravo de Instrumento afora isto ainda vir ser de obrigatório sob a pena do Agravo de Instrumento não vir a ser conhecido junto do Tribunal ad quem !!!

Por fim, se ressalta que esta Petição dirigida ao juízo do 1° grau deverá trazer uma cópia do Agravo de Instrumento interposto juntamente da relação dos documentos e das Peças Processuais que o instruíram !!!

E, pelo derradeiro, sugiro uma leitura do CPC na altura dos artigos 520 / 530 mais ou menos a fim dali melhor aclarar a questão !!!


2
Dislike0
User badge image

Maria Francisca Becker Filha

Advogo no RS. aqui, pelo regimento interno do TJRS tbm é o 1° vice presidente que supervisiona a distribuição. Mas fiquei me questionando, já que no livro de Modelo de Peças do Scavone Jr. (fl. 357) o agravo foi endereçado ao presidente. A edição do livro é no RJ... que deveria ser conforme tu mencionaste. dei uma olhada na internet e vi coisas bem estranhas. No fim, acho que o livro tem um pequeno equívoco
1
Dislike0
User badge image

Dário Vaz Bacelar

Também já me questionei isso. Não há no código nada falando sobre dividir o Agravo de Instrumento em duas peças: de interposição e de razões. Até porque o Agravo de Instrumento já é protocolizado diretamente no Tribunal, não fazendo sentido uma peça de interposição e outra de razões.

Quando ao endereçamento ao Presidente do Tribunal, também não vi nada a respeito. Diferente são os Agravos em Recurso Especial/Extraordinário, os quais a petição deve ser endereçada ao Presidente ou Vice-Presidente do Tribunal, conforme o Regimento Interno.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais