Buscar

Por que o método de impregnação do antimicrobiano em discos é mais utilizada?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Disco-difusão (Kirby e Bauer)
 
No método de disco-difusão, um disco de papel de filtro de 6 mm impregnado com uma concentração conhecida de um composto antimicrobiano é colocado na placa de ágar Mueller-Hinton (MH). O antimicrobiano se difunde no ágar de acordo com as propriedades de difusão, solubilidade e peso molecular do composto. Juntos, esses fatores resultam em valores de inibição únicos, formando halos de suscetibilidade do antimicrobiano.

Disco-difusão (Foto: Wikimedia).
 
Ao inocular a placa de MH com uma suspensão do agente patogênico, o crescimento do micro-organismo ocorre simultaneamente com a difusão do composto antimicrobiano. É importante salientar que o tamanho da zona de inibição do crescimento pode ser influenciado pela profundidade do ágar, portanto deve haver uma padronização na produção dos meios de cultura.
 
O momento em que a bactéria atinge o seu crescimento na placa de MH é demonstrado por um halo de inibição definido em torno do disco. A concentração do antimicrobiano ao halo é correspondente à concentração crítica para inibir o micro-organismo.
 
 
fonte:
 
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Por ser o tipo de teste mais confiável, torna-se o mais utilizado, também pela facilidade de aplicação. A possibilidade de se repetir o método várias vezes, torna seus resultados mais confiáveis, além de ser possível utilizar reagentes mais baratos, não ser necessário fazer uso de equipamentos especiais e de difícil acesso, e poder ser utilizado uma ampla gama de antimicrobianos para realizar o teste. São fatores que influenciam na escolha do experimento e acabam se tornando populares entre especialistas ou mesmo para demonstrações em sala de aula desde o ensino básico até o ensino superior pela facilidade de aplicação.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais