Buscar

Todo fato típico é antijuridico? Por quê?

💡 6 Respostas

User badge image

Clarissa Almenara

Apenas complementando a resposta do colega acima:

Não. O Código Penal traz as hipóteses de exclusão da ilicitude/antijuridicidade, quais sejam: legítima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de direito. Dessa forma, se alguém pratica uma conduta típica, mas que pode ser justificada por alguma das referidas eximentes, haverá o fato típico, mas este não será ilícito.

Vale lembrar que a tipicidade tem função indiciária da ilicitude. Isso quer dizer que, quando o fato é típico, há grandes chances de que também seja ilícito. Assim, cabe ao agente provar que agiu dentro das permissões legais para eximir-se. 

Espero ter ajudado.

5
Dislike1
User badge image

Anderson Luz

Não. Temos as excludentes de ilicitude, que podem ser gerais, especiais ou supralegal.

Gerais, estão no artigo 23 e incisos do Código Penal (estado de necesidade, legitima defesa, estrito cumprimento do dever legal, e exercício regular de direito).

Especiais, posso citar um exemplo da parte especial do C.P., que é o aborto necessário FEITO POR MÉDICO, caso seja por outra pessoa sera estado de necessidade (uma enfermeira por exemplo).

Como causa supralegal, temos o consentimento do ofendido, como exemplo posso indicar o tatuador que provoca lesão corporal (ao tatuar) porem o bem é disponivel e o consentimento é simultaneo a ação.

Muito importante, existe ocasiões em que o consentimento sera ATIPIFICANTE, ou seja, afasta a TIPICIDADE, nesses casos é quando para a existencia do fato típico é necessário o dissensso da vítima, como exemplo, a invasão de domicilio, que não será fato típico, caso haja o consentimento do dono da casa, sedo a conduta atipica. Meu português é fraco, mas espero ter colaborado.

3
Dislike0
User badge image

Rogério Vasconcelos Paulino

Não, Porque. "pensamos assim" o fato tipico, e aquilo que a lei traz , e antijuridico e fazer ao contrario do que a lei manda. ex: martar alguem. se eu matar alguem por live e espontanea vontade eu se enquadro no fato tipo e antijuridico, pq a lei manda eu nao matar alguem, mais eu mato (antijuridico)......   agora supanhamos que se eu matar alguem alegando legitima defesa, eu chego ao um fato tipico pq a lei perrmite eu matar alguem em legitima defesa, e nesse caso nao é antijuridico, pq estou agindo conforme a lei permite.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais