Buscar

Metodologia de ensino de historia

Leia o seguinte fragmento de texto:
“O estudo do desenvolvimento das operações nas crianças leva a uma constatação muito instrutiva: as operações que permitem reunir (+)  ou dissociar (-) as classes ou relações são ações, propriamente ditas, antes de serem operações do pensamento”.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. p. 81.

O estágio do desenvolvimento infantil que contempla as operações concretas realizadas pela criança é definido por Piaget como:

A

Período que contempla o nascimento da criança. Envolve suas primeiras atitudes, como o reconhecimento do mundo que a cerca;

B

Período que envolve as crianças de 07 aos 11/12 anos; momento em que ela apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações imaginárias de seu desenvolvimento mental. Dessa maneira, a criança desenvolve maior dependência em relação ao adulto.

C

Período que envolve a infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.

D

Período que contempla o nascimento da criança e vai até os 07 anos. Este período contempla a autonomia e a organização dos pensamentos da criança.

E

Período que envolve as primeiras etapas de vida, ou seja, entre os 03 e 07 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de comunicação, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento, ela adquire uma percepção do que a cerca, desenvolvendo diferentes maneiras de se comunicar e organizar o pensamento

 

💡 9 Respostas

User badge image

Carolina A. S. Moreira

acho que é a letra C

 

1
Dislike0
User badge image

Josiane Aparecida Sanches VIEIRA

é a c veja o que fala  o site que eu pesquizei:

O período de 7 a 12 anos - Operações Concretas ... gera benefícios para seu desenvolvimento cognitivo, pois a criança aprende com as trocas, caso saiba usufruí-las. Anterior a este período, Piaget avalia que há um monólogo coletivo ... Essa é a etapa que inicia a construção da lógica infantil, embasada, ...

ass:josiane

1
Dislike0
User badge image

kelly abreu ferraz

C COM CERTEZA

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas