Buscar

Escola sem partido: é viável? é constitucional?

O PL 867/2015 veda a doutrinação política e ideológica, bem como a veiculação de conteúdos ou atividades que possam conflitar com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes. Qual o seu ponto de vista a respeito? É possível ao professor ser isento de qualquer viés ideológico, religioso, moral?

💡 5 Respostas

User badge image

Rayanne Silva

olha,é difícil na prática,até porque os alunos de vez ou outra eles perguntam e também querem saber a minha posição sobre um determinado assunto. Agora, eu respeito e procuro conhecer para poder explicar de forma democrática os dois lados.Sobre religião, por exemplo, eu sou evangélica, mas não uso a palavra protestantes, por que foi um termo usado pela inquisição católica para todos aqueles que se opunham a sua religião, eu gosto quando fazem essas perguntas pois só através de conversas coletiva que são diminuídas as diferenças.
0
Dislike0
User badge image

Tuany Faria

Marcelo, essa discussão está mesmo em alta, vou dar meu pitaco. Nos dias de hoje, em que a cultura tem sido um ponto cada vez mais fraco, pois estamos na geração do desinteresse, é no mínimo curioso um professor chegar em sala de aula e dar opiniões, já que os alunos além de não terem maturidade (tanto política, quanto religiosa e etc) para debaterem o assunto, também não possuem um real conhecimento da história para tirar bases e comparações com aquilo que ouve do professor e, desta forma, poder formular suas próprias opiniões. O que tenho visto (comparo pelo meu primo de 13 anos) são alguns (obviamente não todos) professores que querem imputar suas crenças sociais, políticas e religiosas a crianças e, quando são confrontados, não toleram a opinião contraria. Meu primo tirou uma nota baixa porque foi perguntado na prova "por que o comunismo é o melhor modelo social para um país como o Brasil?" e ele discordou da pergunta. Veja, em vez de responder a afirmativa, ele questionou a afirmativa. O questionamento fica no ar (e não estou dizendo se é ou não é) mas como o professor faz uma afirmativa dessas a "crianças"? E por que elas não podem debater? Isso foi um professor de história. Não seria mais fácil se ele apenas desse a matéria explicando a história inteira do país e depois perguntasse, se fosse o caso, qual o modelo econômico/político que melhor se enquadra no país e por que? Eu não vejo inconstitucionalidade em "segurar" essas doutrinas, a fim de utilizar o tempo para oferecer MAIS cultura, MAIS conhecimento e, posteriormente, o aluno poder manifestar-se sobre esses temas.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Escola sem partido é o movimento objetiva dar neutralidade ao ensino nas escolas.


Alguns políticos defendem a ideia de que as escolas se tornaram fabricas de militantes políticos. Eles acreditam que os professores mostram somente uma ideologia politica e não passam o conhecimento técnico e cientifico. Para o educador, assim como para qualquer pessoa é extremamente difícil se manter totalmente isento ao passar certos assuntos, pois toda pessoa se posiciona sobre os temas abordados. Acredito que o trabalho do educador não é ser isento, mas sim estimular o debate entre os alunos para que cada um se posicione sobre os temas, mas sempre respeitando os direitos do próximo.


Assim, o educador deve estimular o debate entre os alunos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais