Buscar

O que é um crime continuado específico? Exemplos?

💡 3 Respostas

User badge image

Raquel Chaves

Com a reforma de 84, nosso CP passou a prever dois tipos de crimes continuados, com diferença na apenação:

1)                  Crime continuado comum (previsto no caput deste art. 71).

2)                  Crime continuado específico (indicado no parágrafo único do mesmo artigo).

Crime continuado (também chamado continuidade delitiva) quando o agente comete dois ou mais crimes da mesma espécie, mediante mais de uma conduta, estando os delitos, porém, unidos pela semelhança de determinadas circunstâncias (condições de tempo, lugar, modo de execução ou outras que permitem deduzir a continuidade).

Crime continuado específico (parágrafo único): Seu aumento é reservado aos delinquentes da criminalidade profissional violenta e perigosa (TACrSP, julgados 89/33). Se cometeu delitos patrimoniais com grave ameaça às vítimas, ofendeu bens e interesses jurídicos eminentemente pessoais, incidindo no parágrafo único do art. 71 do CP (STF, RTJ 144/823). Igualmente se os crimes foram praticados com violência (TJGO, RGJ 9/106).

Pena: No crime continuado comum (caput do art. 71), se idênticos os crimes, aplica-se uma só pena e, se diferente os delitos, a pena do mais grave, porém, em ambos os casos, aumentada de um sexto até dois terços. Quanto ao crime continuado específico, vide parágrafo único.

Limite da pena: Como indicam as remissões no final do parágrafo único, embora o aumento possa chegar até mesmo ao triplo da pena, esta não pode ser maior do que seria se as penas fossem cumuladas (CP. 70, parágrafo único) nem superior a trinta anos (CP, art. 75).

5
Dislike0
User badge image

Nária Jane

Obrigada! 

1
Dislike0
User badge image

Sebastiao Teixeira Gomes

Parágrafo único do art.71 do Código Penal. É o crime praticado em continuidade delitiva onde o réu reponde por uma só pena, aumentada de 1/6 até 2/3.

Ex: Dois homicídios praticados seguidamente. Matou-se a ex-esposa e depois uma testemunha que estava no local.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais