Buscar

Qual a diferença entre fila e pilha ?

 Exercicio:

Faça um programa que leia (via teclado) o nome e o sexo de várias pessoas. Se a pessoa for do sexo masculino, insira o seu nome em uma lista chamada MACHOS. Caso contrário, insira o nome numa lista chamada FEMEAS. Ambas as listas devem ser criadas e têm como tipo base o string. Escolha uma condição de parada para a entrada de dados a seu gosto. Ao final, devem ser exibidas as duas listas criadas.

💡 5 Respostas

User badge image

Lu Vermeia

Na pilha, o primeiro elemento que entra, é o último elemento a sair.

 

pilha.add(1);
pilha.add(2);
pilha.add(3);
pilha.remove(); //Remove o 3
pilha.remove(); //Remove o 2
pilha.remove(); //Remove o 1

Um exemplo de uso de pilha é o CTRL+Z. Você sempre retorna as operações na ordem inversa que as fez.

Na fila, o primeiro que entra é o primeiro a sair.

 

fila.add(1);
fila.add(2);
fila.add(3);
fila.remove(); //Remove o 1
fila.remove(); //Remove o 2
fila.remove(); //Remove o 3

Um exemplo de fila é uma fila de banco. A primeira pessoa que pegou uma senha, será a primeira a ser atendida.

4
Dislike0
User badge image

Alexandre Saccol

Ambas são estruturas de dados lineares que oferecem operações de inserção e remoção (mas não necessariamente acesso direto a um elemento arbitrário).

Uma pilha (em inglês, stack) é uma estrutura análoga a uma pilha de pratos: tu podes inserir e remover pratos dela, mas somente o último prato inserido é acessível; para se acessar o prato mais debaixo, é necessário antes remover aqueles que foram inseridos acima dele em ordem inversa àquela em que foram empilhados.
Pilhas oferecem pelo menos as operações push(), para inserir um elemento; pop(), para retirar o último elemento inserido; e top(), para acessar este elemento, que se encontra no topo da pilha. Uma pilha segue um padrão LIFO, isto é, last in, first out -- o primeiro que entra é o último que sai.


Uma fila (em inglês, queue) é análoga à fila de um banco ou do RU de uma universidade: existem uma frente e um lado de trás,  de modo que sempre a pessoa a ser atendida é aquela que se encontra na frente, e novas pessoas entram na fila pelo lado de trás -- lembrando que, ao contrário da fila de um RU, na estrutura de fila não é possível inserir elementos em posições arbitrárias. :)
Uma fila oferece pelo menos as operações enqueue(), que insere um elemento no lado de trás, e dequeue(), que acessa e retira o elemento à frente da fila. Uma fila segue um padrão FIFO, isto é, first in, first out -- o primeiro que entra é o primeiro que sai.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Fila tem sua definição baseada no First in – First out, ou seja, o primeiro elemento a sair da fila será o primeiro que entrou nela. Como analogia, pensamos numa fila de banco, por exemplo, onde o primeiro cliente a entrar na agência será o primeiro a ser atendido e mais rápido sairá da agência.

Pilha tem sua definição baseada no Last in – First Out, ou seja, o último elemento adicionado à pilha, será o primeiro a sair. Como analogia, pensamos numa pilha de pratos em um buffet, onde a pessoa a se servir pegará o prato do topo da pilha de pratos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais