A maior rede de estudos do Brasil

APOL II - Administração Uninter

Tirei nota 80 na Apol, mas não sei dizer qual questão errei.

Questão 1/5 Mas a doutrina de “responsabilidade social” levada a sério estenderia o escopo do mecanismo político para todas as atividades humanas. Ela não difere filosoficamente da mais explícita doutrina coletivista. Difere apenas ao professar que fins coletivistas podem ser atingidos sem meios coletivistas. É por isso que em meu livro Capitalismo e Liberdade, eu a chamei de uma “doutrina fundamentalmente subversiva” em uma sociedade livre, e disse que em tal sociedade, “existe uma, e apenas uma, responsabilidade social das empresas – a de usar recursos e se dedicar a atividades destinadas a aumentar seus lucros, contanto que permaneça dentro das regras do jogo, o que significa dizer, participar de uma competição livre e aberta, sem enganação ou fraude.”

Disponível em: Artigo publicado originalmente no The New York Times Magazine, em 13 de Setembro de 1970. // Tradução por Felipe Alessandro. Revisão por Matheus Pacini. | Artigo original.

De acordo com o texto assinale a alternativa CORRETA.

Resposta: (C) A principal responsabilidade social das empresas é gerar lucros respeitando as leis vigentes.

 

Questão 2/5 Na fábrica o trabalho foi dividido em várias etapas para serem executadas por diferentes trabalhadores, visando ganho de tempo na execução das tarefas e aumento de produtividade. Essa divisão manufatureira do trabalho também gerou uma divisão social do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a diferença entre divisão manufatureira do trabalho e divisão social do trabalho:

Resposta: (D) Divisão manufatureira do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão social do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.

 

Questão 3/5 Os valores, os conceitos em que as pessoas acreditam, seu padrão de vida e suas opiniões, com  as quais julgam os outros têm mudado…

A iniciativa privada, como principal força do crescimento e do desenvolvimento, é hoje o centro de atenções  traz consigo maiores responsabilidades e outras expectativas sobre sua conduta. Assim, está cada vez mais sob os holofotes, o olhar do público e a vigilância da imprensa. A empresa atua de certo modo diante dessas responsabilidades, mudando as expectativas, e para seu sucesso é crucial um acompanhamento constante.

Resposta: (C) Para que as empresas privadas cumpram o seu papel social e ambiental é necessário que sejam vigiadas pelo poder público e pelos meios sociais de comunicação.

 

Questão 4/5 Mais de 30 anos separam os ganhadores do prêmio Nobel de Economia: 1976 Milton Friedman e 2009 Elinor Ostrom. Além da distância temporal, há uma enorme diferença de abordagens. Enquanto a abordagem de Friedman delimita a atuação das empresas ao âmbito exclusivamente privado, a abordagem de Ostrom nos inspira a considerar o aspecto ambiental e politico. E essa comprensão trascende o ambiente interno das organizações. Como explica Klaus Schwab, fundador e executivo chefe do Fórum Econômico Mundial em seu artigo ”Global Corporate Citizenship”, as corporações globais não têm somente licença para operar, mas também o dever civil de contribuir para o bem-estar no mundo em cooperação com governos e sociedade civil. Isso pode incluir, entre outros, mudanças climáticas, corrupção, educação, pobreza e disponibilidade de água potável. Desafios para os quais a proposta de coprodução poderá ajudar a encontrar alguns caminhos de superação.

Com base no texto acima, avalie as afirmações e assinale a opção CORRETA

I - Segundo Milton Friedman, é papel das empresas desenvolver programas de ação social nas comunidades.

PORQUE

II - De acordo com Elinor Ostrom, as empresas têm o dever de promover o bem-estar social apoiando o governo e a sociedade civil.

Resposta: (D) A proposição I é falsa, e a II é verdadeira.

 

Questão 5/5 Dentre as características da sociedade moderna encontramos a racionalização e a secularização do mundo. Sobre o processo de secularização do mundo analise as afirmativas considerando V para as verdadeiras e F para as falsas

(   ) Refere-se ao processo de declínio da influência da religião em favor das explicações científicas.

(   ) Caracterizado pelo afastamento do trabalho e da religião.

(   )  Refere-se ao uso de elementos racionais para guiar e organizar a vida.

Resposta: (A) V, V, V.

Administração

UNIASSELVI


2 resposta(s)

User badge image

diego fontoura

Há mais de um mês

Você erou a última questão, a resposta correta é V-V-F

Você erou a última questão, a resposta correta é V-V-F

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes