Buscar

Lei 9099 Art. 50. Os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de recurso. Qual a diferença entre Interrompe e Suspende o prazo?

💡 3 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

Quando se fala em INTERRUPÇÃO devemos lembrar da palavraINTEIRO.
Quando se fala em SUSPENSÃO devemos lembrar da palavra SOBRA
 
Interrupção = Inteiro
Suspensão = Sobra
 
Na INTERRUPÇÃO o prazo volta a contar por inteiro, ou seja, do zero, devolve ao interessado o prazo integral para a prática do ato processual. É como se o prazo nunca tivesse fluído.
Na SUSPENSÃO o prazo volta a fluir de onde parou. Conta o prazo que sobrou. O prazo para a prática do ato será devolvido ao interessado pelo quanto faltava para seu término.
4
Dislike0
User badge image

Rico Andrade de Araujo

Excelente resposta, Nota 10 Beatriz Costa :D

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A suspensão faz a contagem do prazo parar e, após voltar a correr, continua de onde havia parado. Exemplificando: quando alguém está ausente do país a serviço público da União, a prescrição fica suspensa. Assim, se Paulo é credor de Pedro em honorários prestados como assistente técnico em processo judicial (prazo de 5 anos, portanto) há dois anos e viaja para a França a serviço da União e lá fica por 4 anos, quando retornar o prazo voltará a fluir (faltando 3 anos, portanto).

Já na interrupção, ocorre um reset e o prazo volta a ser contado do início, como foi bem citada a oposição de embargos de declaração, que interrompe o prazo para interposição de recursos, como é o caso do recurso inominado, também previsto na Lei 9099/95 (art. 42). Sabemos que o prazo para interposição do recurso inominado é de 10 dias úteis e dos embargos de declaração é de 5 dias úteis. Exemplificando, se ocorre publicação da sentença em determinada data e 3 dias úteis depois são opostos embargos de declaração, o prazo para recurso inominado será interrompido e, após julgamento dos embargos, a parte ainda gozará de 10 dia úteis para interpor recurso. Se houvesse suspensão (e não há) gozaria de apenas 7 dias úteis;

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais