Buscar

me ajudem, ação rescisória por juiz absolutamente incompetente, onde o tribunal julgou procedente e deu novo julgamente a favor do reu, esta correto?

o Tribunal pode dar novo julgamento, depois da ação rescisória ou deve encaminhar ao juiz competente?

💡 1 Resposta

User badge image

Cibele Bumbel Baginski

a pergunta é um tanto confusa... então vejamos...

1. se o juizo era incompetente para a causa, porque não foi encaminhada além da contestação de praxe a resposta do réu demonimada exceção de incompetência? Isso é básico e essencial para evitar esse problema hipotético.

2. em caso de julgamento à revelia, em que não houvesse resposta do réu em tempo, em sede de recurso se deve buscar a anulação da sentença pelo vício de origem que possui, apesar de a essas alturas ser complicado, com a anulação sim é possível remeter ao juízo de origem correto, mas é uma situação a ser analisada porque pra ser julgado errado e chegar em 2º grau errado e passar assim mesmo, tem certeza que o foro era incompetente?

3. Em tese, quando uma ação vai para foro incompetente ao seu julgamento essa incompetência de juízo deve ser suscitada por alguma das partes ou ex officio pelo juízo que a recebe, se não foi feito, ihh....

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais