Buscar

O que é uma resposta imunológica? Diferencie resposta inata e adaptativa. Diferencie resposta humoral e celular. Diferencie imunidade ativa e passiva.

💡 4 Respostas

User badge image

Lucas Miranda

Resposta imunológica é a ação coordenada das moléculas, células e tecidos contra os agentes infecciosos. O que devemos destacar de diferença entre a inata e a adaptativa é que a inata não é específica, não possui memória imunológica e sempre está presente em nossa defesa inicial; já a adaptativa é específica, possui memória imune e precisa de um tempo até ser gerada. Esta última é mais eficaz na reposta imune secundária, visto que tem memória imune e pode agir mais rápida e eficazmente, isto por ser específica; quanto mais contatos com determinado antígeno as células da imunidade adaptativa tiver, mais eficaz será. A resposta humoral acontece no ambiente extracelular e é mediada por anticorpos, produzidos pelos plasmócitos (Linfócitos B secretores de anticorpos). A resposta celular é mediada pelos linfócitos T e ocorre no ambiente intracelular. A imunidade ativa é aquela em que ocorre pela contaminação ou pela indução do antígeno no individuo (ex. "peguei gripe", vacinação); a passiva é aquela em que o indivíduo recebe as células de um outro indivíduo imune à determinado antígeno (ex. bebês que receberam anticorpos maternos através da placenta  e através da amamentação, após nascidos).

6
Dislike0
User badge image

Andrea Honório Soares

Ajudou bastante, obrigada
1
Dislike0
User badge image

Ricardo Neves

A imunização ativa ocorre quando seu organismo adquire a capacidade de produzir anticorpos contra o bioagente patogênico(agente da infecção). 
Essa capacidade pode ser adquirida de maneira natural ou artificial. 
A natural ocorre quando você entra em contato com o agente, ou seja, o microorganismo entrou no seu corpo e você teve que combatê-lo e a artificial ocorre quando você é vacinado seja por agente atenuado ou morto. 

A imunização passiva ocorre quando você recebe anticorpos de uma fonte externa. Esta também pode ser natural ou artificial. A natural ocorre através da placenta ou através do leite materno e, para isso, é preciso que a mãe produza esses anticorpos. A artificial ocorre quando você recebe soro num estabelecimento de saúde contra picada de cobra (anti-ofídico) ou contra tétano (anti-tetânico), por exemplo. 

OBS: 

A principal diferença entre as duas é que na imunização passiva, caso você entre em contato com o agente infeccioso novamente, você não terá uma resposta ou ela demorará a acontecer. Já na imunização ativa você terá uma resposta rápida e intensa ao entrar em contato com o agente de novo. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais