Buscar

Fundamento do recurso?

Da decisao que se manifesta sobre apenas um titulo dos dois titulos reclamados em impugnação do credor, nao declarando nada acerca do outro, qual o fundamento do recurso?

💡 1 Resposta

User badge image

Cibele Bumbel Baginski

se entendi bem a pergunta, creio que primeiro se tenha que pensar se é caso de recurso ou de embargos de declaração, porque se ocorre omissão, obscuridade ou ambiguidade em uma sentença ou despacho do juízo, a primeira atitude é o embargo de declaração (prazo de 5 dias) para que seja sanada esta situação e esclarecido o que o julgador queria colocar no seu pronunciamento no processo. como os embargos suspendem o prazo de apelação/recurso, são muito usados na arte da procrastinação, não recomendada em razão do já enorme atulhamento do judiciário e sendo medida que somente protela uma obrigação a ser cumprida pela parte.

no caso sugerido dos embargos, como há sempre controvérsias sobre a suspensão do prazo de recurso (15 dias) e geralmente o novo despacho após os embargos demora bem mais de 15 dias para sair, o ideal é entrar com os embargos e juntamente com o recurso cabível. 

para fundamentar um recurso nesse sentido genérico aqui colocado, creio que o ideal seria evidenciar o que resta provado nos autos com os títulos, e reafirmar o direito do credor de ver satisfeito integralmente seu crédito, fundamentar juridicamente e se possível encontrar jurisprudência de casos similares (apesar de que a jurisprudência não é lida integralmente pelos julgadores por ser as vezes redundante e apenas encher linguiça no processo, então não recomendo abusar delas, usar se forem relevantes mesmo) e doutrina adequada (não colacionar um livro, pegar os conceitos úteis e citar claramente as fontes - fontes respeitáveis são sempre levadas em consideração - v.g. Pontes de Miranda: quem é que não conhece? compreendes ;) - e é mais ou menos isso, não tem que inovar demais, tem é que deixar claro e cristalino que falta coisa, o valor e o fato de haver prova inconteste disso, e que é direito claro do credor ter satisfeito o seu crédito.

deixando o julgador esclarecido de que precisa ser atendido o direito, o fato do caso e exatamente o que se quer obter, é mais fácil conseguir a prestação jurisdicional. sempre levar em conta, para economicidade e uma forma suscinta e clara de petição o princípio do ditado "dê-me os fatos que lhe trarei o direito".

Espero ter ajudado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais