Buscar

Explique a diferença entre percepção e interpretação sensorial. De um exemplo

💡 3 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

A sensação é entendida como uma simples consciência dos componentes sensoriais e das dimensões da realidade (mecanismo de recepção de informações). A percepção supõe as sensações acompanhadas dos significados que lhes atribuímos como resultado da nossa experiência anterior, relacionamos os dados sensoriais com nossas experiências anteriores, o que lhes confere significado (mecanismo de interpretação de informações. É o termo de sentido mais amplo, que inclui o sentido do termo sensação.Mais informações e exemplos no link abaixo.

http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/sociais-aplicadas/psicologia/sensacao-e-percepcao/

2
Dislike0
User badge image

Thaís Pacheco

Muito obrigada!!!
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A análise sensorial é uma ferramenta que permite medir, interpretar e provocar reações produzidas por propriedades de objetos, ambientes, experiências e como elas são percebidas pelos órgãos dos sentidos. É uma técnica que trabalha a sensação e a percepção sensorial, que são conceitos diferentes, mas acabam sendo usados erroneamente como sinônimos em várias publicações.


A sensação é basicamente uma resposta de um receptor sensorial a estímulos externos, ou seja, é uma resposta fisiológica do organismo. É um processo em que os sentidos humanos convertem a energia de um estímulo em mensagens neurais e que provoca reações.


A percepção, por outro lado, é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações.  É a interpretação por parte do indivíduo do que foi captado pelos sentidos. É um processo que pode ser influenciada por fatores fisiológicos e psicológicos, tanto quanto por questões externas como aspectos culturais e sociais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais