Buscar

Trocadores de Calor - dimensionamento - leiam a descrição por favor.

Pessoal, estou precisando das equações para dimensionar uma serpentina dentro de um tanque, o liquido do tanque é estático,ou seja, nunca de move. Somente haverá corrente de água na serpentina que irá resfriar o liquido do tanque. Me ajudem ai....!!!

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Utilizados para aquecimento e refrigeração em geral, os trocadores de calor a placas proporcionam uma grande capacidade de intercâmbio de calor em um reduzido espaço físico, permitindo altas performances tanto em pequenas vazões como em grandes gradientes de temperatura. Essas características possibilitam aproveitar ao máximo a energia térmica disponível, permitindo a utilização dessa energia em outra parte do processo.  Para dimensionar um trocador de calor, primeiramente devemos considerar alguns fenômenos térmicos:

Convecção forçada: convecção térmica é a transferência de calor que ocorre pela movimentação relativa entre dois elementos a diferentes temperaturas, como por exemplo, de um fluido sobre uma superfície. No caso de trocadores de calor, intitula-se convecção forçada, uma vez que a movimentação do fluido é causada por uma força externa (bombas, turbinas, ventiladores, etc.).
Condução: esta é a transferência de calor causada naturalmente pela diferença de temperaturas entre regiões de um mesmo meio, ou seja, através de uma parede, placa ou tubo. Este fenómeno é baseado no princípio de agitação térmica entre moléculas em contato direto.
Radiação: esta é a transferência de calor proporcionada por meio de ondas eletromagnéticas. No caso de trocadores de calor, esta transferência é considerada desprezível.

A escolha da tecnologia mais apropriada para o determinado trabalho está relacionada a alguns fatores:

O processo térmico (temperaturas requeridas, eficiências, etc.)
A natureza dos fluidos
A aplicação
As restrições de instalação e manutenção

Uma vez feitas as escolhas tecnológicas, prosseguimos com o projeto do trocador de calor, ou seja, a determinação da energia térmica a ser transferida, as dimensões e geometrias do equipamento. Primeiramente é necessário validar os dados do processo térmico pela aplicação das três fórmulas a seguir:
po_formula
Q: energia transferida (kcal/h ou kW)
T: temperatura (°C)m: vazão mássica (kg/h)                                                                       
△t: Tentrada –Tsaída (°C)
Cp: calor específico (kWh/kg.°C)

Depois, deve-se calcular  a diferença de temperatura média logarítmica (DTML) com base nas temperaturas de entradas e saídas do trocador:
po_dtlm
T1f : Temperatura de entrada do fluido frio;
T1q : Temperatura de entrada do fluido quente;
T2f : Temperatura de saída do fluido frio;
T2q : Temperatura de saída do fluido quente.

Por fim, deve-se calcular a eficiencia:

po_rendimiento

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais