Buscar

Normas da ADCT, já exauridas, poderão servir de parâmetro para ADI e ADC? Por quê?

💡 5 Respostas

User badge image

Mesaque Gonçalves

É errado afirmar que as normas do ADCT que tenham exaurido sua eficácia podem servir de parâmetro. Nesse caso, norma constitucional alguma – seja do texto ordinário da CRFB, seja do ADCT – pode cumprir tal mister. Lei ou norma de caráter ou efeito concreto já exaurido não pode ser objeto de controle abstrato de constitucionalidade, em ação direta de inconstitucionalidade." (ADI 2.980, rel. p/ o ac. min.Cezar Peluso, julgamento em 5-2-2009, Plenário, DJEde 7-8-2009.) No mesmo sentido: ADI 4.041-AgR-AgR-AgR, rel. min. Dias Toffoli, julgamento em 24-3-2011, Plenário, DJE de 14-6-2011; ADI 2.333-MC, rel. min. Marco Aurélio, julgamento em 11-11-2004, Plenário, DJ de 6-5-2005.
1
Dislike0
User badge image

Mesaque Gonçalves

Olá Cintia. Não só na minha opinião, mas da doutrina e jurisprudência, pode-se dizer que as normas do ADCT podem sim servir como parâmetro para averiguação de constitucionalidade, uma vez que tem idêntica hierarquia em relação a parte permanente (são normas, portanto). Deve-se ter em mente que essas normas não podem estar com a eficácia já exauridas, sem efeito, pois, caso isso aconteça, haverá perda do objeto da ação. Quanto ao PREÂMBULO, na doutrina predomina o entendimento de que as disposições preambulares não ostetam a natureza de normas jurídicas. Assim, o preâmbulo não é capaz de produzir direitos e deveres ou invalidar atos que lhe sejam contrários, não podendo servir como parâmetro de controle de constitucionalidade. No entanto, embora não seja uma norma jurídica (o que impede de ser utilizado como parâmetro de controle de constitucionalidade), o preâmbulo é um importante instrumento no processo de interpretação dos dispositivos da Constituição (entendimento sedimentado pelo STF, inclusive.) Espero ter ajudado.

1
Dislike0
User badge image

Cintia Dos Reis

Obrigada pela resposta, Mesaque. Mas, na sua opinião, as normas do ADCT são parâmetro para averiguação de constitucionalidade ou inconstitucionalidade de norma infra, em ADI/ADC? E o preâmbulo constitucional?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais