Buscar

A nota promissória e o cheque admitem pacto de juros? Qual o fundamento legal?

No meu entendimento, não se deve estabelecer um pacto de juros maior que o legal, conforme o artigo 406 e 407 do Codigo Civil (juros legais) que é 1% ao mês ou a taxa selic.

💡 2 Respostas

User badge image

Armindo De Castro Júnior

Sim, comportam juros de 6% ao ano, conforme Leis Uniformes: Decr. 57.663/66, art. 48, nº 2 (letra de câmbio e nota promissória) e Decr. 57.595/66, art.  45, nº 2 (cheque).

1
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Quando levamos em consideração o Decreto-Lei 22.626/33, é possível notar que o pacto de juros convencionais e compensatórios está limitado ao dobro da taxa legal. A aplicação do decreto é válida para todos os contratos, com exceção do contrato de mútuo. Fora isso, você está certo em mencionar os arts. 406 e 407do Código Civil como limitante geral, inclusive para os cheques e notas promissórias, da taxas de juros, isso porque no caso dos cheques, o art. 53, II da Lei dos Cheques (lei 7.357/1985) afirma que são aplicados os juros legais (o que se presume: os juros previstos no Código Civil), o que prevê também o art. 38, I e II da lei das notas promissórias (lei 2.044/1908)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais