Buscar

A Psicologia Transpessoal pode ser considerada eficaz? Quais as principais técnicas utilizadas?

💡 1 Resposta

User badge image

Sabrina Porto

A Psicologia Transpessoal não é mais uma área da Psicologia, esta é uma abordagem paralela e independente das existentes. Tentando compreender o ser humano “para lá do pessoal”, integrando também a dimensão espiritual. Mas quais as diferenças?

A Psicologia Transpessoal significa “psicologia para além do pessoal/personalidade”, no sentido que a psicologia transpessoal ocupasse de capacidades humanas que estão para além do percetível. Esta abordagem procura desenvolver capacidades humanas potenciais relacionadas com estados superiores e estados alterados de consciência.

Esta abordagem nasce entre o final da década de sessenta e princípios da década de setenta, com Abraham Maslow e Antony Sutich como principais fundadores. Considerada na altura a quarta “força” da psicologia, sendo a primeira o comportamentalismo, a segunda a psicanalise e a terceira, o humanismo.

A psicologia transpessoal não é uma área, mas uma abordagem à semelhança da psicanálise, comportamentalismo, humanismo, entre outras, porem a psicologia transpessoal diferencia-se de todas as outras por ser a primeira a assumir e integrar a dimensão espiritual do ser humano.

Psicólogos famosos como Carl Rogers, Abraham Maslow destacam-se na psicologia transpessoal. Esta é mais ampla que as outras  abordagens, por compreender que o ser humano é muito mais do que conseguimos percecionar, existindo uma dimensão espiritual.

A Psicologia Transpessoal assume que o ser humano não é apenas corpo e mente, este também possui espírito. Logo a interação não se resume ao corpo e mente, mas sim corpo, mente e espírito. Desta forma, assume que existem perturbações e patologias que não se devem nem ao corpo, nem à mente, mas sim ao espírito.

Esta abordagem foca-se essencialmente sobre os estados alterados de consciência, como a meditação, a hipnose e o relaxamento. Além desses estados, esta abordagem também pesquisa as alterações e efeitos na consciência feitos por alucinógenos e estados místicos das tradições religiosas mundiais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais