Buscar

Qual o momento em que podem ser juntados aos autos os documentos?

💡 4 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

“O CPC estabelece que a prova documental será produzida com a petição inicial (art. 396), admitindo, o art. 397, a juntada de outros documentos a qualquer tempo quando novos ou quando destinados a fazer prova de fatos articulados ao longo do procedimento.

0
Dislike0
User badge image

Pedro Paulo

A qualquer momento. Entretanto, vai depender muito do tipo de documento, como provas, podendo o Juiz indeferir a juntada caso nao tenha juntado na Petição Inicial ou na Contestação.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A regra é que a juntada se dê na petição inicial (autor), na contestação (réu) ou na primeira manifestação (terceiro interessado).

Mas é possível a juntada de documentos novos a qualquer tempo, mas desde que sejam para comprovar ou contrapor fatos supervenientes, ou seja, aqueles ocorridos após a apresentação da petição inicial ou da contestação ou, ainda, quando for impossível a sua juntada anterior, por qualquer motivo, ainda que o fato já houvesse ocorrido, devendo a parte interessada na juntada justificar perante o juízo o porquê de não tê-la feito anteriormente (art. 435, do CPC).

"Art. 435 É lícito às partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos.

Parágrafo único.  Admite-se também a juntada posterior de documentos formados após a petição inicial ou a contestação, bem como dos que se tornaram conhecidos, acessíveis ou disponíveis após esses atos, cabendo à parte que os produzir comprovar o motivo que a impediu de juntá-los anteriormente e incumbindo ao juiz, em qualquer caso, avaliar a conduta da parte de acordo com o art. 5o."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais