Buscar

Como os elementos do mundo fático penetram no mundo jurídico?

💡 3 Respostas

User badge image

Tuany Faria

Giulia, boa noite!

Venho aqui responder a sua pergunta conforme meu conhecimento e crítica ao sistema em que nos encontramos atualmente.

Em primeiro lugar, dou-lhe uma interpretação singela do que é o mundo fático, que nada mais é do que uma porção "material" da realidade em que nos encontramos, o mundo das interações sociais, comportamentos, descobertas e etc. Por outro lado, temos o mundo jurídico, um complexo, que contempla as situações de relevância jurídica, criando-se assim as regras e altos padrões de rigidez.

RESPONDENDO A SUA PERGUNTA: O mundo fático (os fatos sociais) são aqueles que ocorrem no dia a dia e fazem com que aquele grupo de pessoas (sociedade) necessite de uma norma para regular aquelas relações. É o momento em que um mero fato se torna um fato jurídico. O fato jurídico está, essencialmente, em todas as relações, mesmo que não se perceba, em escalas diferentes de intensidade.

Exemplo: O homem cria um novo objeto, a arma. Isso foi uma mudança vista no dia a dia, as pessoas começaram a fazer uso desses objetos, portanto, o Estado sentiu a necessidade de legislar sobre, integrando o fato social ao mundo jurídico, tornando-o um fato jurídico.


Crítica a diferenciação da nomenclatura:

Hoje em dia nos encontramos no momento do "Puxadinho legislativo", atribuo esse nome ao comportamento dos nossos legisladores diante de suas inúmeras emendas (incísos, alíneas, artigos) sempre mais e mais. Vivemos atualmente a moda das alterações. Fazemos parte de um grupo seleto de países que tem como pensamento inicial no momento de legislar: "essa lei pega ou não pega?" Temos o Estado presente apenas naquilo que lhe interessa, normalmente, a parte fiscal, mas no que tange outras relações o Estado é sempre tardio e moroso, pois não lhes convém mais trabalho e mais dor de cabeça. Contudo, diante disso, é importantíssimo perceber que, mesmo diante dessa nomenclatura que demonstra a grandeza do nosso mundo jurídicos, estão, cada vez mais, entrelaçados, caminhando cada vez mais juntos, fazendo-se necessário maior rapidez para acompanhar a evolução social, tornando-a cada vez mais previsível ao mundo jurídico e evitando surpresas de meios de caminho. Ora, se pensa-se em legislar a respeito de algo, é porque aquilo, de alguma forma, já é um fato social presente, um novo comportamento, e requer cuidados para com a sociedade, para que não se deturpem os valores e os direitos resguardados. Saliento que as alterações e emendas são extremamente válidas, desde que, cumpridas, desde que feitas de forma sensata, com o cuidado que a sociedade deve ter, preocupo-me com as alterações feitas por "interesse", pois estas, não representam a verdadeira regulamentação que necessita um grupo social, mas uma questão individual, que em sua maioria não representa o povo a quem se destina.

3
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Quando um acontecimento do mundo fático, seja ele natural ou decorrente de uma conduta pessoal, é relevante para o direito e suscetível de regulação pela norma jurídica, ele penetra no mundo jurídico.

Quando isso ocorre, temos um fato jurídico

0
Dislike0
User badge image

Tairiny Rodrigues

Tenho uma pergunta : Alguém tem conhecimento da interseção entre o mundo da informática e o mundo jurídico no passado , no presente e no futuro?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais