Buscar

o que seria par isolado axial ou equatorial?

💡 2 Respostas

User badge image

Heryson Tresmann

Por exemplo, em uma molecula com arranjo bipiramidal trigonal (ou octaédrica), os pares de eletrons axiais são os que ficam acima e abaixo do átomo central, enquanto que os pares de eletrons equatoriais são os que ficam no mesmo plano que o átomo central. É só usar essa lógica, porém com pares isolados (não ligantes). Acho que é isso.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Os pares de elétrons isolados do átomo central de uma molécula são regiões de densidade de elétrons elevada e devem ser considerados na identificação da forma molecular.

Um par isolado axial encontra-se no eixo da molécula, onde ele repele fortemente os pares de elétrons nas três ligações equatoriais, que estão separadas por ângulos de 90º em relação à posição axial.

Um par isolado equatorial encontra-se no equador da molécula, no plano perpendicular ao eixo desta, onde ele repele fortemente apenas os pares de elétrons das duas ligações axiais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais