Buscar

Qual mecanismo de defesa passa a atuar no caso da inflamação não conseguir conter a infecção?

💡 3 Respostas

User badge image

rafael silva

a resposta imunológica propriamente dita humoral e celular realizada pelos linfócitos.

4
Dislike0
User badge image

Jessica Almeida

Quando a inflamação, que uma ação do sistema inato, não consegue conter uma infecção por microrganismo, o sistema de defesa adaptativo é acionado.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O nosso organismo possui mecanismos de defesa que podem ser diferenciados quanto a sua especificidade, ou seja, existem os específicos contra o antígeno e os inespecíficos que protegem o corpo de qualquer material ou microorganismo estranho, sem que este seja específico.


O organismo possui barreiras naturais que são  inespecíficas, como a da pele, a saliva, o ácido clorídrico do estômago, o pH da vagina, a cera do ouvido externo, muco presente nas mucosas e no trato respiratório, cílios do epitélio respiratório, peristaltismo, flora normal, entre outros.


Caso essas barreiras físicas, químicas e biológicas do corpo forem vencidas, o combate ao agente infeccioso entra em outra fase. Nos tecidos, existem células que liberam substâncias vasoativas, capazes de provocar dilatação das arteríolas da região, com aumento da permeabilidade e saída de líquido. Isso causa vermelhidão, inchaço, aumento da temperatura e dor, conjunto de alterações conhecido como inflamação. Essas substâncias atraem mais células de defesa, como neutrófilos e macrófagos, para a área afetada.


Caso a resposta inflamatória não seja eficaz na contenção da infecção, o sistema imune passa a depender de mecanismos mais específicos e sofisticados, dos quais tomam parte vários tipos celulares, o que chamamos resposta imune específica.


Portanto, o mecanismo de defesa passa a atuar no caso da inflamação não conseguir conter a infecção  é chamado de resposta imune específica.

Fonte:https://afh.bio.br/sistemas/imune_linfatico/1.php

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais