Buscar

Qual o ponto de vista de vocês em relação a execução provisória da pena privativa de liberdade? não fere o princípio da inocência da CF ?

💡 6 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Da forma como está hoje, é inconstitucional. Entretanto, acho que cabe uma releitura desse princípio sob a égide de se promover uma agilização dos processos que se arrastam por décadas no Judiciário, com os inúmeros recursos protelatórios. Outro aspecto é que hoje da forma como está a primeira e a segunda instâncias funcionam apenas como tribunais de passagem, visto que grande parte dos processos vão parar nos Supremos. A sensação de impunidade é muito grande e a população não aguenta mais essa sensação de impotência.

4
Dislike0
User badge image

Harisson Felipe

Em certos momentos, tenho por mim que a Suprema Corte fere dispositivos que deveria proteger, estando interferindo, principalmente, na independência dos Poderes.

 

A princípio, na minha concepção, seria inconstitucional, analisando de uma maneira estrita. Todavia, à vista de todos os acontecimentos que ocorreram/ocorrem em nosso país (abusos recursais combinados com sensação de impunidade, como por exemplo), acredito que para se chegar a aplicação da sanção, bem como a uma satisfação social (e não para guardar ou defender a CF) não teria outra saída, razão pela qual sou a favor da decisão.

 

Ilustro meu comentário com o caso que o Excelentíssimo Ministro Barroso usou para argumentar seu voto, no qual trata-se de um homicídio cometido em 1991 cuja condenação ainda não havia transitado em julgado neste ano, quando o processo chegou ao Supremo: "Punir em 2016 um crime cometido em 1991 não atende a nenhuma demanda de justiça da sociedade brasileira […] O sistema de Justiça brasileiro, como era, frustra na maior medida o sentimento de justiça e senso comum de qualquer pessoa que tenha esses valores em conta".

 

4
Dislike0
User badge image

Matheus Cesar

Ao meu posicionamento Pessoal, entendo que é insconstitucional, que fere sim o principio da presunção de inôcencia, e o pacto de são josé da costa rica.

Em alguns paises ocidentais, adotam o sistema do acusado caso condenado, ser preso após julgamento de 1° ou 2° grau de jurisdição. Já no Brasil, a nossa CF 88 reza na inocencia do acusado até transitado em julgado, seja em 1° ou ultima instância, mas o STF, Estrapolando mais um vez, entende que o acusado, caso condenado, já poderá ser preso a partir da condenação em juízo de 2° grau...

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais