Buscar

uma emenda pode revogar uma emenda anterior que seja contraria a ela?

Casa uma emenda seja contraria a uma emenda ja existente, a mais recente revoga a anterior?

💡 4 Respostas

User badge image

Carlos Henrique Panhan

Em se tratando de modificação no texto constitucional, qualquer dispositivo que trate do assunto, estará na própria constituição, pois, as leis possuem hierarquia, ou seja, lei infraconstitucional não pode dispor sobre texto constitucional. Na CRFB 88, o artigo 60 dispõe sobre a Emenda, não há ali, de forma expressa, nenhum dispositivo que obsta nessa proibição. Sabemos que as cláusulas pétreas, não poderão ser objeto de mutação, e que também não pode haver modificação que de qualquer forma, que minore, exclua ou divida, qualquer garantia e direito, caso não seja tema da PEC algumas destas modificações, nada impede que, seguindo os tramites dispostos no art. 60, uma Emenda possa ser proposta.

Creio que a resposta seja esta. Espero ter contribuído de alguma forma e que outras pessoas também respondam, para que, se não contribuindo, corrigindo algum equívoco por mim cometido.

Se a resposta foi útil de alguma forma, não esqueça aprovar a mesma.

Abraços!

1
Dislike0
User badge image

Thábata Filizola

Sim. Em regra, a lei (lato sensu) posterior revoga a anterior em tudo o que for contrário, ainda que a revogação não seja expressa no texto da nova norma. Todavia, deve-se observar, quanto à reforma constitucional, a salvaguarda dos direitos fundamentais já consolidados. Uma nova emenda constitucional não pode retroceder na proteção dos direitos fundamentais, conforme dispõe o princípio da proibição do retrocesso.

0
Dislike0
User badge image

Julia Domingues

Sim, é possivel.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais