Buscar

O quê é Zetética analítica?

Introdução ao estudo do Direito

💡 4 Respostas

User badge image

Francine Lelina

São duas possibilidades de proceder diante do problema: ou acentuando a pergunta ou a resposta. Se acentuarmos a pergunta, os conceitos básicos, as premissas, os princípios ficam abertos à dúvida, o que caracteriza uma posição zetética. A investigação zetética tem como sua característica principal, a abertura constante para o questionamento dos objetos em todas as direções (questões infinitas).Como toda investigação zetética admite alguns pressupostos como verdadeiros, é possível distinguir limites zetéticos, classificando-os como empíricos ou analíticos (ambos puros ou aplicados).

Assim, a zetética analítica é aquela que ultrapassa esses limites, seja no nível formal da lógica, seja na teoria do conhecimento ou da metafísica, por exemplo, enquanto que a zetética empírica se conserva dentro dos limites da experiência.

(Essa resposta foi elaborada conforme o descrito por Ferraz Júnior)

3
Dislike0
User badge image

Dirceu Jordão

É o método para resolver algo, aqueles que são zetéticos (como eu, rssss), buscam as razões da lide para dar-lhe uma opinião ou setença. Por exemplo, houve um caso em que o juiz liberou um traficante alegando uso recreativo da "erva"  (link: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2014-01-29/juiz-libera-traficante-de-drogas-alegando-uso-recreativo-de-maconha.html). Já os dogmáticos se utilizam e buscam aplicar o que a lei determina, exemplo: A Promotoria, jamais deixaria esse caso passar dizendo que "o camarada estava só relaxando"!

2
Dislike0
User badge image

Larissa Silva

Obrigada!!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas