Buscar

deescreva como se forma a placa de ateroma e qual o seu significado clinico?

💡 2 Respostas

User badge image

Junior Melo

Os fatores de risco de formação de placas aterogênicas têm relação com o estilo de vida (dieta aterogênica, sedentarismo, obesidade, tabagismo, etilismo) e outros fatores como a resistência a insulina, a hipertensão arterial, os baixos níveis de HDL-c e LDL-c oxidado, e as alterações nos valores de homocisteína.

Já a placa ateromatosa que possui o centro rico em células necróticas ou lipídeos, em derredor células espumosas, bem como, linfócitos e demais células implicadas no regime inflamatório além dos cristais de colesterol. Estes últimos tem sua gênese a partir da liberação de colesterol no interstício pelas células espumosas. A doença ainda é acompanhada pelo estoque no tecido conjuntivo subendotelial, fluxo proteoglicano que permite a ação de colágeno na camada íntima e por fim a calcificação.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Podemos começar dizendo que evidências recentes mostram que a camada externa dos vasos sangüíneos, composta pela camada adventícia e vasa vasorum, não apenas desempenha um papel significativo na manutenção da integridade do vaso, mas também reage ao ateroma.


É bem conhecido que um processo inflamatório ocorre dentro da parede arterial no local de uma placa em desenvolvimento [ 9 - 11 ], e o mecanismo de lesão da infiltração íntima e lipídica da mídia é a via aterogênica aceita, o que é considerado reativo ao ateroma. Há evidências de que a tensão de cisalhamento do fluxo decorre de fluxo perturbado de placa protuberante com vacuolação e turbulência que causam ruptura da íntima posterior, e isso tem sido sugerido como um mecanismo para excesso de lipídios no sangue para alimentar a deposição em placas do lúmen do vaso.


Dessa forma, a hipótese do início do processo iniciando na parede da artéria e do ciclo cicatricial de lesão em um local vulnerável, fornecendo o estímulo em curso que perpetua a formação das placas ateroscleróticas, merece ser investigada. Os mecanismos aceitos para aterogênese não explicam por que o ateroma é unicamente uma lesão arterial que não envolve as veias, a menos que sejam arterializadas; isto é, não é uma doença dos jovens e, se todos vivermos o suficiente, cada um de nós desenvolverá uma lesão ateromatosa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais