Buscar

O que distingue os direitos sociais dos demais direitos subjetivos previstos na Constituição Brasileira?

💡 3 Respostas

User badge image

Arthur Vinícius

Bom dia.

Acredito que a pergunta estaria indo para a temática do social (direitos sociais) e individual (demais direitos).

Para o meu conhecimento, a diferença seria na objetividade do direito, ou seja, na sua finalidade. No entando, os direitos sociais, assim como os demais direitos subjetivos, surgiram igualmente pela necessidade do ordenamento jurídico na sociedade.

       Porém, os direitos sociais objetivam uma conscientizão coletiva para com o Estado em protegê-los, tendo seu início na revolução industrial com a classe trabalhadora, ou seja, uma maioria na quantidade, mas minoria nas conquistas. Com isso, o direito social surge no intúito de assegurar direitos à uma parcela da sociedade, a todos os indivíduos que a compõe de forma geral, como uma conquista coletiva. Em suma, buscam melhorar as condições de vida e de trabalho para todos; são cedidos à todos pelo Estado e dependem de sua atuação e regulamentação. Com o auxílio de outras leis, alcançam diferentes áreas de amparo aos indivíduos como: direitos trabalhistas; seguridade social (direitos à saúde, à previdência social e à assistência social); proteção à maternidade, à infância e aos desamparados.

       Por outro lado, os demais direitos também baseiam-se na premissa da garantia do Estado, mas de forma, digamos, "individual" e com objetivos mais "restritos". Ainda que sirva a todos, os brasileiros, de acordo com a lei, devem ter o respeito: ao seu nome; sua intimidade; suas relações; sua privacidade; sua liberdade; seu domicílio; sua correspondência; e acima de tudo, o direito à vida e à qualidade igualitária de se viver.

1
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Os direitos sociais, assim como os direitos subjetivos, estão previstos na Constituição Federal brasileira. Os direitos subjetivos permitem aos titulares a possibilidade de impor os seus interesses diante dos órgãos do judiciário, enquanto os direitos fundamentais formam a base do ordenamento jurídico de um Estado Democrático de Direito. Ou seja, enquanto os direitos sociais têm aplicação imediata, ter direito subjetivo significa ter a necessidade de uma ação jurisdicional que venha impor o cumprimeiro de um dever.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais