Buscar

Quem foram os precursores da psicologia cognitiva?

💡 6 Respostas

User badge image

Jullyana Meury

Processos mentais e sensoriais já eram estudados de maneira geral por Wundt, Galton, Cattell - Cofundadores e propulsores da Psicologia Experimental em 1879.

O termo psicologia cognitiva foi cunhado por Ulrich Neisser, sendo a abordagem cognitiva já divulgada por Donald Broadbent, onde desde então o paragidma vigente é o de processamento da informação, aproximando o funcionamento cerebral humano ao das máquinas. 

Como cognitivistas influentes hoje podemos destacar Aaron e Judith Beck, estudiosos e criadores da TCC e das Escalas Beck de Ansiedade, Depressão, Desesperança... Dentre outras produções.

Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Sabrina Goldberg

Um precursor da Psicologia Cognitiva foi William James (1890)

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A psicologia cognitiva tem como base o estudo do comportamento humano a partir de aspectos não observáveis, e sim aspectos mentais que mediam a relação estímulo-resposta, sendo uma forma de conhecer quais as ideias estão presente na mente, e como o indivíduo é influenciado por essas ideias, de maneira emocional e comportamental. A partir de outras linhas da psicologia surgiu a psicologia cognitiva, principalmente a partir das limitações encontradas no behaviorismo, e se estabeleceu entre as ciências do comportamento.


Sabemos que alguns estudiosos de psicologia foram importantes para a difusão das ideias da psicologia cognitiva, dentre eles podemos destacar: Ulrich Neisser, psicólogo tido como o pai da psicologia cognitiva, que pesquisou sobre percepção e memória; Jean Piaget, biólogo, psicólogo e epistemólogo, que pesquisou sobre psicologia e educação; Frederic Charles Bartlett, psicólogo britânico e primeiro professor de psicologia experimental da Universidade de Cambridge; Jerome Bruner, psicólogo e pedagogo; Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educador, desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas; Robert J. Sternberg, psicólogo, professor de psicologia e autor da teoria Triárquica da inteligência; David Everett Rumelhart, psicólogo americano, dentre outros.


A psicologia cognitiva é um ramo relativamente novo da psicologia, e vem sendo desenvolvida com base em estudos comportamentais humanos, e conta com muitos pesquisadores precursores desta ciência, que foram de extrema importância para o desenvolvimento de estudos psicológicos, no que se refere à comportamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais