Buscar

como a disponibilidade de fatores de producao influencia na oferta?

💡 2 Respostas

User badge image

Juliana Barros

Fatores de produção são terra, trabalho e capital.

 

Se houver terras demais e pouco trabalho e capital, muitas terras ficarão ociosas.

Se houver trabalho demais, chega um certo ponto em que a produtividade marginal do trabalhador cai e a empresa gasta mais por uma quantidade de trabalhadores que produzem menos. Queda no lucro será compensada pelo aumento de preços.

Se houver capital demais, a produção aumenta demais. E se tudo que for produzido for ofertado, haverá queda no preço.

Por isso deve haver um equilíbrio entre os três, de acordo com a necessidade da empresa.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em economia, fatores de produção são o conjunto de elementos indispensáveis a um processo produtivo, seja ele de um bem ou de um serviço. A teoria dos fatores de produção é a base dos estudos econômicos.

Tradicionalmente, os economistas identificaram três fatores essenciais para a produção de um bem ou serviço: a terra, o trabalho e o capital. Novas teorias econômicas foram, posteriormente, acrescentando elementos a essa divisão.

O sistema de Economia de Mercado é típico das economias capitalistas, as quais têm a propriedade privada dos meios de produção, tais como fábricas e terras, e sua operação, tendo por objetivo a obtenção de lucro, sob condições em que predomine a concorrência. Em uma economia baseada na propriedade privada e na livre iniciativa, os agentes econômicos (indivíduos e empresas) preocupam-se em resolver isoladamente seus próprios problemas, tentando sobreviver na concorrência imposta pelos mercados. Nesse tipo de sistema econômico, os consumidores e empresas, agindo individualmente, interagem através dos mercados, acabando por determinar o que, como e para quem produzir.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais