Buscar

Se temos um processo sumário em andamento, como ficará a aplicabilidade do NCPC/15, se no mesmo não existe mais procedimento sumário ??

CPC 73 X NCPC2015


💡 3 Respostas

User badge image

Lirad0 .

Se o processo está em curso pela lei anterior (CPC 73) os atos até então praticados são válidos, passando os atos seguintes a ter a aplicação imediata do CPC 15- (segundo o sistema de aplicação vigente das normas no tempo). Agora em relação ao rito, uma vez que não há mais o rito sumário no NCPC, diante da aplicabilidade dada aos procedimentos, os processos em curso deverão seguir o ritmo da lei anterior.

0
Dislike0
User badge image

Lirad0 .

Por questão de lógica também, o rito não poderia ser piorado, já que o sumário ele é mais rápido que o rito comum hoje. Então, com o inciso I do artigo 1046, usamos o princípio da ultratividade da lei.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O novo CPC dispõe: 

Art. 318. Aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário deste Código ou de lei.

Parágrafo único. O procedimento comum aplica-se subsidiariamente aos demais procedimentos especiais e ao processo de execução.

Portanto, a partir da sua entrada em vigor, aos feitos que tramitavam através de procedimento sumário passaram a ser aplicadas as regras do procedimento comum.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais