Buscar

Quais as características de um smog fotoquímico?

O smog fotoquímico é um grave problema de poluição atmosférica que ocorre com maior frequência e intensidade em localidades de clima quente e seco, principalmente em dias ensolarados. Resumindo, o smog fotoquímico é a reação química que ocorre entre substâncias orgânicas e inorgânicas na atmosfera. Neste contexto, descreva pelo menos três características que identificam a ocorrência de um smog fotoquímico.

💡 4 Respostas

User badge image

Ezequiel Ruppenthal

Olá Smog é um fenômeno fotoquímico caracterizado pela formação de uma espécie de neblina composta por poluição, vapor de água e outros compostos químicos. Geralmente, o smog se forma em grandes cidades, onde a poluição do ar é elevada e provocada, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) pelos veículos automotores. Em regiões com grande presença de indústrias poluidoras, o smog industrial também ocorre. Em sua composição além do vapor de água, podemos encontrar num smog a presença de aldeídos, dióxido de nitrogênio, ozônio, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos voláteis. O smog causa um efeito visual característico, deixando sobre a cidade uma camada cinza de ar.

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A palavra “smog” é oriunda da união de duas palavras inglesas: smoke, “fumaça”, e fog­, “neblina” — falaremos mais dessa segunda palavra adiante. O termo é usado para descrever um tipo de poluição atmosférica caracterizado pela formação de uma nuvem que é uma mistura de fumaça, neblina, ar, poluentes gasosos e partículas sólidas.

O smog fotoquimico ocorre em cidades muito populosas, em grandes centros urbanos, cujas atividades, principalmente a grande quantidade de veículos movidos por motores de combustão interna, liberam para a atmosfera poluentes gasosos.

A gasolina, principal combustível usado nos automóveis, é derivada do petróleo, sendo constituída de uma mistura complexa de hidrocarbonetos, mas podendo conter também algumas impurezas como átomos de nitrogênio, oxigênio e enxofre, além de alguns metais. Assim, entre os produtos de combustão da gasolina, podem estar gases poluentes como o dióxido de nitrogênio (NO2) e o monóxido de nitrogênio (NO).

Na atmosfera, os óxidos de nitrogênio podem reagir com o oxigênio sob ação da luz solar — por isso o nome fotoquímico —, formando moléculas de gás ozônio (O3). Assim, o smog fotoquímico possui os óxidos de nitrogênio e o ozônio como principais poluentes.

1
Dislike0
User badge image

Jefferson Martins da Silva


O smog fotoquímico é um grave problema de poluição atmosférica que ocorre com maior frequência e intensidade em localidades de clima quente e seco, principalmente em dias ensolarados. Resumindo, o smog fotoquímico é a reação química que ocorre entre substâncias orgânicas e inorgânicas na atmosfera. Neste contexto, descreva as características que identificam a ocorrência de um smog fotoquímico

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais