Buscar

o musculos estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado quais as diferenças morfológicas e funcionais?

💡 2 Respostas

User badge image

Isabel Cristina

Infinitas haha

Quanto à morfologia, o músculo esquelético tem fibra cilíndrica, de grandes dimensões, multinucleada, de núcleos periféricos; o músculo liso tem fibras fusiformes, com um núcleo central e o músculo estriado esquelético tem fibras cilíndricas, geralmente com um núcelo central e possuem discos intercalares. Enquanto nos músculos estriados encontramos os miofilamentos de actina (formados por actina, tropomiosina e complexos de troponina) e os miofilamentos de miosina em interdigitação (um embaixo do outro), nos músculos lisos os filamentos de miosina estão em corpos densos ou intercalados entre os filamentos de actina e não há complexos troponina, mas calmodulina.

Quanto às diferenças funcionais, a contração do músculo liso é mais duradoura do que a do músculo estriado por menor atividade ATPásica do primeiro, o que permite maior duração da ligação das cabeças de miosina aos filamentos de actina; o início da contração do músculo liso também é mais lento, por lentidão da fixação das pontes cruzadas, a lentidão nestes dois processos confere maior força de contração ao músculo liso e a maior caapacidade de encurtamento durante a contração.

O músculo cardíaco funciona como um sincício, ou seja, as células são interconectadas por junções comunicantes e diferentemente do músculo estriado esquelético e do músculo liso que utilizam apenas canais de Na+ em sua despolarização, utiliza também canais lentos de Ca++, dando a característica de sparks ao seu perfil de despolarização/repolarização. O Cálcio para contração é proveniente do meio extracelular, do retículo sarcoplasmático e principalmente dos túbulos T, que tem diâmetro muito maior do que nos músculos esqueléticos. O modo de contração é como dos músculos estriados esqueléticos.

O que ocorre é que no músculo esquelético, em grande presença de Cálcio, este se liga ao complexo troponina, que muda a sua conformação no filamento de actina de modo a expor os sítios ativos para ligação das cabeças de miosina; as cabeças de miosina fixam o ATP e se ligam à actina para contração e o clivam em ADP + Pi, que ficam fixados à cabeça, armazenando energia, A energia é utilizadada quando a cabeça de miosina se liga à actina, liberando o ADP e Pi; quando essa ligação ocorre, uma nova molécula de ATP se liga à miosina, fazendo com que a miosina se desprenda da actina. No músculo liso  a combinação cálcio-calmodulina ativa a miosina-quinase, que fosforila a cabeça de miosina para se fixar ao filamento de actina e mesmo com a baixa de cálcio a fosforilação da cadeia de miosina não é revertida até que seja ativada a miosina-fosfatase, um processo que depende de enzimas a serem recrutadas é mais lento do que a capacidade de auto-fosfatase da miosina de músculo liso.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O tecido muscular estriado esquelético é formado por feixes de fibras cilíndricas muito longas e multinucleadas, conhecidas por fibras musculares estriadas esqueléticas. Esses feixes são envolvidos pelo epimísio, uma membrana externa de tecido conjuntivo denso. Destas membranas partem septos de tecido conjuntivo muito fino, chamados perimísios, por onde os vasos sanguíneos entram nos músculos. São músculos de movimentos voluntários.


O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.


As células musculares lisas não apresentam estriação transversal, característica das células musculares esqueléticas e cardíacas. A razão disso é que os filamentos de actina e miosina não se encontram alinhados ao longo do comprimento da célula. Acredita-se que eles estejam arranjados em espiral dentro da fibra muscular lisa.

Fonte:

https://www.infoescola.com/sistema-muscular/musculo-estriado-esqueletico/

https://biomania.com.br/artigo/musculo-estriado-cardiaco

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio25.php

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais