Buscar

Qual o papel contemporâneo da ética?

💡 1 Resposta

User badge image

Villian Ribeiro

Tendo como base que cada indivíduo tem seu entendimento assim é importante não restringir esta ciência a uma definição meramente prescritiva, pois ela é antes de tudo uma ferramenta conceitual elaborada justamente para tornar inteligível o que se passa nos bastidores das escolhas humanas. Ela não é, portanto, uma receita preparada para se saber qual a resposta mais apropriada a cada contexto, embora torne mais claro esse processo decisório e, neste sentido, talvez possa ajudar o Homem a realizar melhor suas escolhas.
E com essa duvida surge então o vazio ético é o momento em que tudo o que se sabia, o que fundamentava a ética está posto em discussão, ou para maior exatidão, não existe. Sejam os princípios religiosos, seja tudo o que coloca fora do ser humano as respostas para as perguntas éticas. Daí surge a possibilidade de uma nova abordagem do conteúdo ético. Este vazio se dá por causa do desenvolvimento tecnológico, que faz com que os questionamentos se aprofundem e que respostas superficiais não consigam resolve-los. Não bastasse isso, ainda acomete-nos uma grande ausência de sentido. As coisas não fazem sentido. 
Fazer entender que o homem não é mais capaz de Ter o domínio da técnica, e que a mesma absorve o homem e o faz refém. Quando o homem primitivo dominou as técnicas da produção do fogo, ou quando inventou a roda, ou a escrita, por mais que quisesse voltar atras, por mais medo que tivesse da novidade, isso não poderia ser mudado. Imagine se fosse possível desinventar algo. Desinventar a roda, esquecer de como dominar o fogo. Desfazer-se da escrita. Não bastasse isso, tratasse as invenções humanas como se sobre elas coubesse algum juízo moral. A faca é tão boa, quanto mais corte tiver. Já se a mão que a segura vai levá-la ao corte de uma alimento ao a morte de um semelhante, me parece ser esta a questão ética e moral a ser analisada. Novamente nos voltamos para o ser humano e percebemos que as chaves éticas e morais estão voltadas para ele, para como o ser utiliza as suas próprias invenções. Se para a cura de doenças ou para proporcionar holocaustos. O medo assombra a sociedade. Mas o medo não é fruto da técnica. É fruto das exigências do modelo econômico, e do próprio ser humano que se afasta da responsabilidade sobre o seu futuro. O niilismo o absorve completamente. O narcisismo lhe coloca em uma redoma. O ser apático, insensível é incapaz de cooperar.
Não pois ele viria para substituir a autoridade absolutista e por na mão do povo a descisão de se guiar, através de leis no qual eles optariam em perder a sua liberdade em troca de proteção, sendo obrigados a obedecer a uma unica lei, a constituição, criada pelo proprio povo. Essa constituição, nesses termos, se aceito pela maioria. Exatamente porque há um fator moral, e portanto pessoal, que possibilita tal queda, é impossível extingui-la da população. Mas dá para diminuir o problema em 3 fatores que formam a base de sustentação de uma sociedade ética e de moral, são a educação (leva tempo, mas garante resultados duradouros), participação popular e o Estado mais atuante e rígido colocando uma justiça única, ou seja, sem privilegio e o mais importante que e a pressão popular o que quase não acontece ou para ser mais sincero não a essa pressão e interesse por parte da população.
A ética e a moral têm uma grande influência na cidadania, pois dizem respeito à conduta do ser humano. Um país com fortes bases éticas e morais apresenta uma forte cidadania. Ética é uma das questões mais importantes no contexto de nossa sociedade, tanto da esfera pública, quanto de nossas vidas privadas. Somos éticos quando refletimos sobre o que fazemos, quando medimos e qualificamos nossas ações levando em conta o que somos e podemos ser, com base no reconhecimento do outro, seja ele nosso próximo, a sociedade ou até mesmo o planeta. Sem a ética não sabemos nos situar em nenhuma esfera de nossas vidas. Sem a ética nos tornamos alienados, ou seja, figuras desconectadas de uma reflexão sobre o sentido da vida em sociedade.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais