Buscar

Qual a diferença entre Método, Técnica e Metodologia?

Qual a diferença entre Método, Técnica e Metodologia?

💡 11 Respostas

User badge image

André Somavilla

Metodologia é uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. Ou seja, a metofologia é o conjunto de técnicas e processos ulitizados para ultrapassar a subjetividade, o preconceito, o senso comum e nos dirigir à investigação da verdade fundamentada, mais não absoluta e eterna.

Método é o conjunto de regras e procedimentos adotados para realizar uma pesquisa. É o regulamento prévio de uma série de operações que se devem realizar, apontando erros evitáveis, em vista de um resultado determinado. A escolha do método de pesquisa depende da natureza da pesquisa.

Técnica é a arte de fazer algo, conhecimento científico e prática de execução; conjunto de conhecimentos intelectuais e práticas profissionais. Traduz-se também como um jeito ou habilidade especial de executar ou fazer algo.

 

 

Fonte: http://www.zemoleza.com.br/carreiras/outras/diversos/trabalho/963-metodologia-metodo-e-tecnica.html#gsc.tab=0

18
Dislike0
User badge image

Alan F Santos

Método: Conjunto de regras e leis sistemáticas usadas como meio de se chegar a um fim. 

Metodologia: O estudo do método. Praticada quando se está desenvolvendo um determinado método ou o aprendendo. 

Técnica: Um método (ou conjunto de métodos) aprimirado, altamente prático, efetivo e funcional.

7
Dislike0
User badge image

Aureni Guerra

                     A metodologia é o caminho para o pensamento, ela é composta por um conjunto de técnicas claras e coerentes, elaboradas com o intuito de encaminhar os impasses teóricos para o desafio da prática e para a o desenvolvimento do potencial criativo do pesquisador. Segundo Michaelis (2000, v.2, p.1368), “metodologia é a arte de guiar o espírito na investigação da verdade”. É um dos instrumentos utilizados para conhecer a verdade e se chegar a um conhecimento.

                     Lakatos e Marconi (2010, p.65) definem: “o método é um conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros – traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista”. Também Oliveira (2002, p.58) contribui, afirmando que método é um conjunto de regras ou critérios que servem de referência no processo de busca da explicação ou da elaboração de previsões, em relação a questões ou problemas específicos. Para Cervo e Bervian (2002, p.23-25), não inventamos um método, ele depende do objeto da pesquisa, pois toda investigação nasce de algum problema observado ou sentido, por isso o uso do conjunto de etapas de que se serve o método científico, para fornecer subsídios necessários na busca de um resultado para a hipótese da pesquisa.

            Para Miranda Neto (2005, p.39) a técnica da pesquisa trata dos procedimentos práticos que devem ser adotados para realizar um trabalho científico, qualquer que seja o método aplicado. A técnica serve para registrar e quantificar os dados observados, ordená-los e classificá-los. A técnica, especifica como fazer (OLIVEIRA, 2002, p. 58).Para a realização de uma pesquisa, é necessário o uso de técnicas adequadas, capazes de coletar dados suficientes, de modo que deem conta dos objetivos traçados, quando da sua projeção. Para determinar o tipo de instrumento, é necessário observar o que será estudado, a que irá reportar.Na realização de uma pesquisa, segundo Oliveira (2002, p. 66), depois de definidas as fontes de dados e o tipo de pesquisa, que pode ser de campo ou de laboratório, devemos levantar as técnicas a serem utilizadas para a coleta de dados, destacando-se: questionários, entrevistas, observação, formulários e discussão em grupo.A Técnica está relacionada ao modo de realizar a pesquisa, à coleta de dados, ou seja, refere-se à prática da pesquisa. A técnica são os princípios e as normas que auxiliam a aplicação do método. Método é o caminho que se segue mediante uma série de operações e regras aptas para alcançar um resultado que se tem em vista; técnica, por sua vez, é a forma utilizada para percorrer esse caminho (HENRIQUES; MEDEIROS, 2000, p.23).

Fonte: http://futurosgestorespublicos.blogspot.com.br/2013/01/materia-abnt-metodologia-metodo-e.html

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais