Se tratando de um trabalho ciêntifico, não deveria seguir um padrão? As universidades do Brasil não deveriam seguir as normas da ABNT em vez de cada uma usar seu estilo?
Everaldo Brizola Batista
Há mais de um mês
De acordo com a vivência científica, os acadêmicos são confrontados seguidamente pela necessidade da redação de textos de cunho variado. Seja para disciplinas específicas, atividades de pesquisa, dentre outros, os alunos devem escrever seguidamente artigos sobre um ou mais assuntos.
Tal demanda por resultados é a mesma causa de você precisar elaborar um artigo de pesquisa, ou uma monografia de conclusão de curso ou TCC. A sua instituição de ensino quer ver se você tem condições de ter realizado uma determinada pesquisa, influenciada pelo tema do artigo cientifico, e se você consegue apresentar os resultados da mesma de forma clara, concisa e editada apropriadamente.
No entanto, no âmbito das diferenciações, existe o fato de cada instituição cobrar mais ou menos regras tiradas da ABNT, ond orientador do artigo científico ou da monografia deve acompanhar e editar o artigo elaborado, assim como seria com uma monografia ou um TCC, fora do seu curso, geralmente as monografias não sofrem essa edição ou controle por parte dos outros.
Vandixon Richard
Há mais de um mês
Todas seguem as regras da ABNT para trabalhos científicos, mas algumas adaptam essas normas para facilitar. E a grande diferença é o interesse da instituição de ensino na formação de seu aluno. Tem instituição que permite um TCC de no máximo 40 páginas, outras não colocam limite.
Bruno Marques
Há mais de um mês
As regras seguidas que padronizam um modelo para trabalho de conclusão de curso são as da ABNT.