Buscar

Capistrano de Abreu é considerado um marco na historiografia brasileira pois:

💡 4 Respostas

User badge image

ANDRÉ

Deixou de retratar o Estado Imperial..dando ênfase ao Povo Brasileiro...considerado o Heródoto do Brasil, ou seja, o Pai da História Brasileira...documentou os costumes, miscigenação e a Cultura do Povo
4
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

João Capistrano de Abreu foi um historiador brasileiro nos campos da etnografia e da linguística e seu trabalho é caracterizado por uma investigação rigorosa das fontes e uma visão crítica dos eventos históricos.

Ele completou seus estudos primários e secundários em Fortaleza e Recife , mudando-se para o Rio de Janeiro em 1875 . Nesta cidade, foi utilizado na famosa Livraria Garnier , e começou a trabalhar no jornal Gazeta de Notícias . Nomeado funcionário da Biblioteca Nacional, inscreveu-se em um concurso oficial da Escola Pedro II para um cargo de professor de Corografia e História do Brasil.

A tese que ele apresentou foi sobre a descoberta do Brasil e seu desenvolvimento no século XVI, considerado um dos trabalhos mais importantes da historiografia da história brasileira. Aprovado, ele tomou posse em 23 de julho de 1883 , tendo exercido até 1899 , quando Epitácio Pessoa , então ministro da Justiça, determinou a anexar o ensino de história no Brasil com a da história do mundo . Em protesto, Capistrano se recusou a dar aulas sobre a nova disciplina, preferindo permanecer disponível para pesquisar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais