Buscar

Prova de metodos quantitativos e Ética Política e Sociedade 2016/17?

alguem tem a avaliação de metodos quantitativos e Ética Política e Sociedade 2016/17?

💡 2 Respostas

User badge image

Juliana Rodrigues

A classe social que surgiu no início da modernidade e no fim do período medieval, chamada de burguesia, desenvolve, por meio do trabalho industrial, comercial ou financeiro, hábitos que medeiam as relações entre os seres humanos, caracterizando uma nova forma de vida. Acerca das características da classe burguesa, analise as sentenças a seguir:

I- A burguesia opõe-se à nobreza monarquista do ponto de vista dos valores relacionados ao trabalho.
II- Esta classe defende a produtividade direcionada para a expansão do comércio, baseada em forte dedicação ao trabalho.
III- A burguesia segue, em relação ao trabalho, a mesma condição de trabalho que o proletariado, pois não explora, apenas é explorada.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença III está correta.
 b) As sentenças I e III estão corretas.
 c) As sentenças I e II estão corretas.
 d) As sentenças II e III estão corretas.

2. Ao solicitar um passaporte da Índia, é possível que o pedido seja negado por várias razões. A principal delas é que o requerente não pode provar sua cidadania. Um passaporte é essencialmente prova de que um indivíduo é um cidadão do país que o emitiu. No entanto, mesmo se o requerente for cidadão da Índia, existem razões pelas quais seu pedido pode ser negado, como: não apresentar os documentos, suspeita de atividade criminosa ou suspeita de atividade prejudicial ao Estado (VIAJAR BARATO, 2013). O fragmento da notícia levanta a questão da cidadania, da política internacional e da regulamentação do direito de viajar entre os países. Assim, percebe-se que a cidadania vai além de aspectos políticos ou sociais. Diante disso, analise as sentenças a seguir:

I- A prática da cidadania compreende a dimensão do direito à nacionalidade e identidade, bem como os direitos civis e religiosos.
II- Compreender cidadania é considerar apenas direitos políticos, desconsiderando aspectos de segurança e bem-estar.
III- Participação dos direitos políticos e civis são aspectos que já deixaram de fazer parte da cidadania. 
IV- No conceito de cidadania estão centrados conceitos como individualismo e consumo; logo, as conquistas e os direitos civis ficam em segundo plano.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: VIAJAR BARATO. Motivos de recusa de passaporte indiano. 2013. Disponível em: <http://www.maritimewired.com/motivos-de-recusa-de-passaporte-indiano.html>. Acesso em: 20 abr. 2013.
 a) Somente a sentença I está correta.
 b) As sentenças I e III estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

3. O pensamento político teve uma grande participação da ética cristã em seu desenvolvimento. Alinhado com a influência da Igreja na política, o cristianismo introduziu diversas noções neste pensamento, como, por exemplo, a noção de dever. Acerca da inserção deste conceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A ideia de dever é inserida no pensamento político porque a vontade é guiada pelo pecado e só pode ser contida com auxílio divino.
(    ) A vontade livre, ou livre-arbítrio, é o primeiro impulso da liberdade humana, voltada naturalmente para a realização do bem.
(    ) O perdão divino é garantido aos humanos com a possibilidade do livre-arbítrio, pois sua inclinação natural para fazer o bem o exime dos pecados.
(    ) A ideia de dever surge quando a vontade livre do ser humano é direcionada pela ação divina para a vida ética, pois ele por si não apresenta capacidade para realizar o bem.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - V.
 b) V - F - F - V.
 c) V - F - V - V.
 d) V - F - F - F.

4. Dois marcos históricos no surgimento do capitalismo foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. As duas revoluções evidenciaram a ascensão ao poder de uma nova classe social: a burguesia. No contexto destes momentos históricos, analise as afirmativas a seguir:

I- A Revolução Industrial modifica os papéis sociais, à medida em que traz a burguesia para o poder, pois ela possuía os meios de produção.
II- A partir da Revolução Industrial, a classe trabalhadora vende sua força de trabalho para a classe burguesa, que passa a ser detentora dos meios de produção.
III- A Revolução Francesa modificou as relações sociais, pois foi o movimento de independência da França que a definiu como país livre.
IV- A Revolução Francesa lutou contra a nobreza, defendendo a população e pedindo uma reformulação política e ideológica para a sociedade.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas II e III estão corretas.
 b) Somente a afirmativa III está correta.
 c) As afirmativas I e III estão corretas.
 d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

5. A mudança de pensamento político ocorrida na modernidade teve influência de diversos aspectos históricos. Estes aspectos históricos interferiram diretamente nas questões epistemológicas e científicas que facilitaram estas mudanças. Acerca destes aspectos históricos, analise as afirmativas a seguir:

I- Ao longo da modernidade, o feudalismo decaiu como modelo econômico, enquanto que a classe burguesa ampliou seus domínios socioeconômicos.
II- As atividades artesanais cresceram neste período, e o comércio com o Oriente se ampliou, o que favoreceu as grandes navegações.
III- As famílias aristocráticas perderam muitas fortunas e muitas terras foram relegadas ao abandono, em virtude das cruzadas.
IV- O feudalismo se consolidou como modelo econômico, pelo domínio da exploração da mineração e do desenvolvimento industrial. 

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a afirmativa II está correta.
 b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
 c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
 d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

6. Não existe uma única maneira de compreender a democracia no campo da política e da filosofia. Por isso, nessa discussão, áreas do conhecimento, como a história, geografia, linguística, educação e ciência política, podem contribuir no aprofundamento sobre a diversidade do conceito de "democracia". A palavra democracia indica, de maneira simplista, que o governo é do povo, ou seja, é nela que se baseia o Estado de Direito Democrático. Acerca das definições e características da democracia, assinale a alternativa CORRETA que apresenta informações coerentes com o termo:
 a) Os ideólogos da democracia concordam com o governo do povo, desde que os interesses individuais dos governantes sejam mantidos.
 b) O Estado de Direito Democrático é uma particularidade política do Brasil, ele não é um modelo vigente em outros países.
 c) Na democracia, o poder é exercido pelo povo de forma direta ou por meio de seus representantes.
 d) A democracia apresenta eleições regulares, no entanto, estas são sempre indiretas, com votos apenas de representantes.

7. Ao longo da história humana, foram desenvolvidas diferentes concepções de ética. Ainda hoje estes conceitos formulados são tomados como parâmetro pela sociedade contemporânea no sentido de dizer o que é certo ou errado, bom ou mal. Sobre a concepção relativista de ética, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A ética na concepção relativista tem caráter dinâmico, pois a validade depende da subjetividade de cada indivíduo e do ambiente cultural no qual se encontra.
(    ) A moral relativista é pautada na racionalidade, pois os conflitos básicos entre os valores são resolvidos racionalmente. 
(    ) Na concepção relativista, a moral consiste na tolerância com outros sistemas morais. Nesse sentido, o imoral é o intolerante com os diferentes. 
(    ) O relativismo moral é dogmático, pois suas verdades partem do âmbito religioso cristão. 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - F.
 b) V - F - V - F.
 c) V - V - V - F.
 d) F - F - V - V.

8. Ao longo da história humana foram desenvolvidas diferentes concepções de ética. Ainda hoje estes conceitos formulados são tomados como parâmetro pela sociedade contemporânea, no sentido de dizer o que é certo ou errado, bom ou mal. Na Idade Moderna, que supera a condição medieval, a ética que surge e se legitima nesse período é de tendência antropocêntrica, em que o ser humano é o seu fim e fundamento, apesar de ainda consistir na ideia de um ser universal e possuidor de uma natureza instável. Assim mesmo, ele
aparece como o centro de tudo: da ciência, da política, da arte e da moral. Sobre a concepção kantiana de ética, analise as seguintes afirmativas:

I- Valores como liberdade, racionalidade e felicidade são hipócritas, porque são irrealizáveis numa sociedade fundada na divisão do trabalho.
II- Cada pessoa deve definir o que é certo e o que é errado, sobre o que é ético ou não, tendo como referência as suas próprias convicções.
III- A ética kantiana está inteiramente subordinada à razão, pois o ser humano é sujeito de suas atitudes éticas.
IV- A teoria ética kantiana contraria a visão cristã, pois Kant defende a ideia de que não existe bondade natural.  

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas I e II estão corretas.
 b) As afirmativas II e III estão corretas.
 c) As afirmativas III e IV estão corretas.
 d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

9. Com o advento do sistema capitalista de produção, houve profundas mudanças no mundo do trabalho. Tais mudanças foram fundamentais para a estruturação do sistema produtivo de mercadorias e bens de serviços que temos atualmente. Partindo deste pressuposto, analise as sentenças a seguir:

I- Houve a introdução das máquinas no processo produtivo com o objetivo de aumentar a produtividade e diminuir os custos.
II- A produção passou a ser fragmentada; cada operário realizava apenas uma parte do processo produtivo.
III- Os núcleos domésticos de produção foram dando lugar às grandes indústrias controladas pelos patrões. 
IV- A máquina, além de garantir melhoria na qualidade de vida dos operários, contribuiu definitivamente para o aumento dos salários dos trabalhadores.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

10. Discutir, aprofundar e ampliar o conceito de justiça é uma questão fundamental para as sociedades que buscam as garantias dos direitos humanos e a promoção da vida. A ideia de justiça interfere em interesses públicos e particulares, por isso necessita da participação social no processo de discussão e amadurecimento. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I- A justiça social envolve a dimensão distributiva da relação entre cidadãos e o Estado.
II- A justiça legal denota as obrigações dos cidadãos com as instituições sociais.
III- Premiar os cidadãos que mais se esforçam socialmente é função da justiça distributiva.
IV- Justiça equitativa é o valor social para privilegiar as classes sociais mais ricas.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas I e II estão corretas.
 b) As afirmativas III e IV estão corretas.
 c) As afirmativas II e III estão corretas.
 d) As afirmativas I e IV estão corretas.

11. (ENADE, 2005) Se todos os homens são, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ninguém pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder político de outro sem o seu próprio consentimento. A única maneira pela qual alguém se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitações da sociedade civil é através de acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortável, segura e pacífica uns com os outros, desfrutando com segurança de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que não são daquela comunidade. (J. Locke. Segundo tratado sobre o governo civil).

De acordo com o texto apresentado, 

I- Os homens são coagidos por sua natureza a se reunir em sociedade. 
II- Há um momento real em que os homens entram em entendimento e criam a sociedade civil. 
III- A sociedade civil tem como fim a promoção de uma vida confortável e segura. 
IV- A sociedade civil impõe a submissão do indivíduo ao poder do Estado. 
V- Em estado de natureza, os homens são considerados livres e iguais. 

Estão certos apenas os itens:
 a) I e II.
 b) III e V.
 c) I e IV.
 d) II e IV.

12. (ENADE, 2012)  A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica. 

FONTE: SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002.

No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de ser problemas locais e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos. 

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I- O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebras nos mercados. 

PORQUE

II- As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem. 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 d) As asserções I e II são proposições falsas.

 

2
Dislike0
User badge image

Marcelo Kruschewsky

Resposta correta
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Estrutura de mercado

Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética Política e Sociedade e Seminário

UNOPAR

User badge image

cassia souza