Buscar

Sistema muscular

A classificação funcional dos musculos e orgaõs que compoe o sistema muscular.

💡 6 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Os músculos são as estruturas responsáveis pelos movimentos do corpo. O processo do movimento é realizado pelas fibras musculares, e a energia latente dessas fibras pode ser controlada pelo sistema nervoso. Eles representam por volta de 50% do peso total do corpo humano e podem ser classificados de acordo com sua posição ou função no organismo. A seguir, discutiremos a classificação funcional do sistema muscular.


Os músculos possuem diversas funções no organismo humano. Abaixo, listaremos algumas delas.

Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.

Estabilização das posições corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabiliza as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.

Movimento de substâncias dentro do corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo de sangue. Esses mesmos músculos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo.

Produção de calor: Quando o tecido muscular se contrai, ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.


Os músculos podem também ser classificados quanto a sua funcionalidade em agonistas, antagonista e sinergistas. O músculo agonista executa o movimento principal. O antagonista executa o movimento oposto ao agonista, seja para regular a rapidez do movimento ou a potência de ação. O sinergista executa o movimento para tentar estabilizar uma articulação e impedir movimentos indesejáveis do agonista. Temos, então, que esta é a resposta final da questão, após a contextualização acima.

3
Dislike0
User badge image

Monaliza Mendel

Conceito de Músculos:

São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.

O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração  avermelhada das fibras musculares se deve à mioglobina, proteína semelhante à hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos, que cumpre o papel de conservar algum O2 proveniente da circulação para o metabolismo oxidativo.

Os músculos representam 40-50% do peso corporal total.

 

Funções dos Músculos:

a) Produção dos Movimentos Corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.

b) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.

c) Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.

d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.

e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais