Buscar

Enumere as etapas das fases pré-eritrociticas e eritrociticas do ciclo biológico das espécie de plasmodio?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A infecção humana começa quando um mosquito anofelino fêmea infectado morde uma pessoa e injeta saliva de esporozoítos na circulação sanguínea . Essa é a fase inicial da vida do plasmódio ( estágio da infecção ).

A fase seguinte no ciclo de vida da malária é a fase de reprodução assexuada que geralmente é fracionada em diferentes fases: a pré-eritrocítico (ou melhor, exoeritrocítico ) e o eritrocítica fase. Em um intervalo de tempo de apenas 30 a 60 minutos após ocorrer a inoculação do parasita, os esporozoítos continuam seu caminho pela circulação sanguínea até o primeiro alvo, que nesse caso é o fígado.

Os esporozoítos penetram nas células do fígado e iniciam um processo de divisão acarretando a esquizontescriação em 6-7 dias. Cada esquizonte origina milhares de merozoítos que são então liberados na corrente sanguínea, e esse acontecimento marca o final da fase exoeritrocítica do estágio reprodutivo assexual.

A fase exoeritrocítica é uma fase que não é patogênica e portanto não produz sintomas da doença. A duração dessa fase não é a mesma para todas as espécies desses parasitas.

Os merozoítos soltos na corrente sanguínea são levados para seu segundo alvo, que serão as hemácias e oo invadirem as células, elas iniciam a fase eritrocitária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais