Buscar

por que a solução tampão deve ser preparada com ácido fraco e sua base conjugada?

💡 2 Respostas

User badge image

Rebeca Porto

Numa solução tampão constituída do par ácido/base conjugada, temos o seguinte equilíbrio:

HA + H2O ⇌ A  + H3O +

Se adicionar a esse tampão, um ácido forte, os íons H3O + por ele liberados serão quase totalmente consumidos pela base conjugada. A modificação no pH será insignificante desde que a quantidade de matéria do ácido forte adicionada seja bem menor que a quantidade de matéria da base conjugada do tampão. Por outro lado, se adicionarmos uma base forte ao tampão, essa consome os íons H3O + do meio, originados pela ionização do ácido fraco do tampão, provocando uma ionização do ácido fraco para restabelecer o equilíbrio.

Se a quantidade de matéria da base forte for bem menor que a quantidade de matéria do ácido fraco, a variação do pH será insignificante

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder este problema, devemos relembrar que o pH (potencial hidrogeniônico) define o caráter básico ou ácido de uma solução. Na escala de pH uma solução neutra (ou água pura) possui um pH de \(7\). Abaixo disso, são consideradas as soluções ácidas. Por outro lado, as que estão acima do pH \(7\) são chamadas de solução básicas. Além do pH, temos o pOH que significa potencial hidroxiliônico. No entanto, a escala de pH é mais usada.


Nesse contexto, a solução-tampão é uma solução que mesmo com a adição de um ácido ou base, não sofre variação de pH. Ou seja, a solução tamponada é resistente às variações de pH.


Geralmente, são soluções compostas de um ácido fraco e um sal correspondente a esse ácido (ou ainda, uma base fraca e um sal correspondente a essa base), para evitar que o pH ou o pOH do meio sofra variações quando for adicionado ácidos fortes ou bases fortes.


Um bom exemplo de solução tamponada é o nosso sangue. As trocas gasosas que ele realiza (transporte de oxigênio e gás carbônico) só acontecem porque o sangue está tamponado com pH em torno de \(7,3\) a \(7,5\). Quando há variação de pH, o equilíbrio químico se desloca o que pode provocar acidose sanguínea (sangue mais ácido) ou alcalose sanguínea (sangue mais básico). Em ambos os casos, uma variação de \(0,4\) no pH sanguíneo pode levar a morte da pessoa. Dito isso, podemos concluir que o sangue é a solução-tampão vital de todos os seres humanos.


Portanto, as soluções tampão devem ser preparadas ácido fraco e um sal correspondente a esse ácido (ou ainda, uma base fraca e um sal correspondente a essa base) para evitar que o pH ou o pOH do meio sofra variações quando for adicionado ácidos fortes ou bases fortes.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/solucao-tampao/. Acesso em 24 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais