Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA

Acompanhe esses dois textos:
TEXTO 1
“Para Rousseau, o soberano é o povo, entendido como vontade geral, pessoa moral coletiva livre e corpo político de cidadãos. Os indivíduos, pelo contrato, criaram-se a si mesmos como povo e é a este que transferem os direitos naturais para que sejam transformados em direitos civis. Assim sendo, o governante não é o soberano, mas o representante da soberania popular. Os indivíduos aceitam perder a liberdade natural pela liberdade civil, isto é, a cidadania e, com ela, o direito civil à propriedade de bens. Enquanto criam a soberania e nela se fazem representar, são cidadãos. Enquanto se submetem às leis e à autoridade do governante que os representa, chamam-se súditos. São, pois, cidadãos do Estado e súditos das leis.” (CHAUÍ, 2012, p.466)

 

TEXTO 2
Análise: uma nova forma de atuação política e seus desafios.
Rafael Alcadipani, Fernando Luiz Abrucio e Marco Antonio Teixeira
Jornal Estado de São Paulo - 18 junho 2013

 

A Constituição de 1988 trouxe avanços com relação à democracia participativa, com a possibilidade de convocação de referendos e plebiscitos, além do envio de projetos de leis de iniciativa popular. Este modelo institucional é uma conquista da sociedade brasileira. Porém, efetivamente, pouquíssimas são as iniciativas populares que vingaram, como ocorreu recentemente com a Lei da Ficha Limpa. Em matéria de plebiscito e referendo nacionais, desde 1988 foram realizados apenas dois.

 

O mundo de hoje contém um paradoxo: há incentivos para a desmobilização dos indivíduos frente à esfera pública, sobretudo
por causa do avanço da lógica do consumismo hedonista, mas também as pessoas conversam cada vez mais entre si pelas redes sociais. É preciso, portanto, aproveitar este vetor positivo de participação, principalmente com relação aos mais jovens.


Em um mundo em que a tecnologia permite conexões espontâneas e rápidas, onde a notícia navega em altíssima velocidade, onde as opiniões são facilmente disseminadas, o Movimento Passe Livre nos mostra que precisamos, urgentemente, pensar em formas alternativas de permitir a manifestação dos cidadãos sobre as políticas públicas. Criar novos campos participativos é fundamental para reduzir a distância entre os governos e as demandas sociais.
Mas as manifestações devem enfrentar um grande desafio: como coadunar sua lógica das ruas com a necessária atuação nas instituições ditas tradicionais. No caso do Movimento Passe livre, sua vitória ocorrerá se ele conseguir abrir canais de comunicação com os Poderes Executivo e Legislativo dos três níveis de governo. Uma ideia nesta linha seria a criação, em São Paulo, de um Fórum sobre a Mobilidade Urbana, no qual pudessem participar vários atores políticos e sociais, e que tivesse um prazo para produzir debates, negociações e propostas. Ao final, este processo seria transformado em leis e decisões governamentais.

 

Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2016.

Analise o homem e suas relações sociais a partir da atuação política e relacione a participação política no Brasil relatada no texto 2 com as ideias de Rousseau, contidas no texto 1.

💡 38 Respostas

User badge image

Ingrid Brito

Ao analisar o homem e sua capacidade intelectual para se comunicar é interessante saber que quando nasce necessita de um ciclo social para se interagir, desde os tempos antigos o homem busca uma maneira pratica e rápida para se comunicar, e com o passar do tempo surgiu as redes sociais, internet, a mídia, e fora desse mundo paralelo, vivemos em diversos grupos sociais diferente; familiares, amigos, profissional e político.

            E por sua natureza o homem tem um instinto político e social, Aristóteles em uma de suas obras disse que “o homem tem um instinto para se juntar com seus semelhantes e viver em sociedade” *, conceituando então o que era um ser politicamente social.

            Para Rousseau, “o homem nasceria bom, porem a sociedade o corromperia, nasceria livre, porem seria escravo dos seus próprios desejos e da sua vaidade” **, e por acreditar ser possível uma sociedade ideal, Rousseau criou o contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade e a soberania política da vontade coletiva, ou seja, quem fazia política era o povo, o povo decidia quem governava e como seriam as leis.

            A relação política no Brasil, como paradoxo com a obra de Rousseau, se iniciou em 1988 com a mudança da Constituição Federal, com a famosa frase: o poder emana do povo, assemelha-se com a obra do CONTRATO SOCIAL de Rousseau, que dizia que a sociedade ideal seria boa se a política viesse do povo, e nesse sentido, durante minhas pesquisas, ressalto que:

“Essa é a importância que a chamada Constituição Cidadã teve e tem para a retomada das ações e políticas públicas voltadas à construção do chamado Estado Social – na medida em que promoveu a ampliação das liberdades civis e dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.” *

            No entanto, nesses últimos anos, mais especificamente a partir do ano de 2014, o povo brasileiro fez jus ao que diz a Constituição Federal, e foi para as ruas fazer justiça, e com a união do povo, e infelizmente indignação, tirou do poder a presidente do país, fizeram greve geral, e o país inteiro parou. Isso sim foi política social, era disso que Rousseau estava falando, porem ainda esta distante de sermos seres humanos politicamente sociais globalmente.

60
Dislike2
User badge image

Lucimar Souza

Rousseau respondeu a esta afirmativa de Hobbes defendendo que o homem em seu estado natural é bom, e que o convívio com a sociedade é que corrompe este homem bom transformando-o em um mau sujeito, guerreador nato, que tudo consegue pela força, atropelando e matando todos os semelhantes que ousem cruzar seu caminho ou impedir seus intentos. Essa é uma citação, eles querem saber como eram os homens antigamente com os homens da atualidade, corruptos, egoístas, etc.. A origem e o fundamento das desigualdades entre os homens. É so seguir essa linha que da certo. Espero ter ajudado

14
Dislike1
User badge image

Estudante PD

Pensar o homem e suas relações sociais através da sua atuação política é pensar sobre razão da existência das diversas formas de governo. Viver em comunidade traz benefícios, mas também muitos desafios e as leis são necessárias para que os valores da comunidade sejam mantidos. Foi isso o que afirmaram pensadores como Rousseau: embora ter um governante limite a liberdade do homem, os indivíduos se submetem a ele para terem assegurados coisas como a segurança pessoal e a proteção da propriedade privada. Teoricamente falando, portanto, todos deveriam se submeter às leis e participar nele, já que todos têm responsabilidade. No entanto, a História está recheada de exemplos de sociedades em que a participação política da maioria era muito limitada, por razões religiosas, ideológicas e culturais.

O regime democrático tem como princípio a participação do maior número possível de cidadãos nas decisões do governo. No Brasil, o voto tem sido o principal meio de influência a política, mas não é o único. Como o texto 2 explica, audiências e consultas públicas são formas importantes de participação política. Porém, esses meios não se tornaram realmente populares. As redes sociais, por outro lado, têm se tornado o principal meio de expressão política, com a vantagem de alcançar rapidamente milhões de pessoas, que tem também a oportunidade de dizer o que pensam sobre o assunto. Neste sentido, talvez as redes sociais pudessem ser uma ferramenta eficaz para que a 'vontade geral' seja conhecida, debatida e utilizada para o bem público.

 

11
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Atividade Discursiva

Ética, Politica e Sociedade

PITÁGORAS

User badge image

Ciências Contábeis 2018

Question Icon

Atividade Discursiva

Ética, Politica e Sociedade

UNIP

User badge image

Thiago Yaciro