Buscar

Atividade discursiva

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva 
Ao analisar o homem e sua capacidade intelectual para se comunicar percebemos que, desde o momento do nascimento, o ser humano tem a necessidade de conviver em um ciclo social para interagir. Desde que o homem surgiu, ele busca uma maneira prática e eficiente para se comunicar, e com a evolução surgiram a internet, as redes sociais, a mídia, etc. 
O homem e suas relações sociais a partir da atuação política é de muita importância para a sociedade, visto que é por isso que existem tantas formas diversas de governo. Por sua natureza, o homem tem um instinto político e social, como já dizia Aristóteles em uma de suas obras que “o homem tem um instinto para se juntar com seus semelhantes e viver em sociedade”, explicando então o que era um ser politicamente social. 
Conquanto, a história da humanidade está repleta de exemplos de sociedades em que, a participação política da maioria era muito limitada, por razões religiosas, ideológicas e culturais. No Brasil, o voto é o principal caminho de influência no meio político, mas não é o único. Como o texto 2 cita, audiências e consultas públicas são formas muito importantes de participação da população no meio político. Porém, esses meios não são muito utilizados e discutidos no país. 
A relação política no Brasil, em relação a obra de Rousseau, citada no texto 1, teve início com a Constituição Federal de 1988, afirmando que o poder emana do povo. Assim, a Constituição se a semelhou com a obra do Contrato Social de Rousseau, que afirma que a sociedade ideal seria boa se a política viesse do povo.
Portanto, as sociedades mundiais seriam mais democráticas se houvesse mais participação da população, tanto em plebiscitos, audiências e manifestações. As sociedades mundiais precisam se movimentar e exigir que sejam escutadas, e não somente deixar o poder na mão dos políticos. Desde os tempos mais antigos, homens de sabedoria já entendiam que, com a contribuição da sociedade no cenário político, viveríamos e um munto mais justo.

Continue navegando