Buscar

Calcule o multiplicador monetário

Em um determinado país, o público mantém 25% dos seus recursos monetários na forma de papel-moeda, e o restante em depósitos. Os bancos comerciais mantêm $8.000 em reservas bancárias. Sabendo que a base monetária é $16.000, calcule o multiplicador monetário. 

💡 9 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O multiplicador bancário, também denominado de multiplicador monetário consiste na relação que há entre a oferta da moeda e a base monetária que existe em um certo momento de um sistema econômico.

Mara seu cálculo, basta dividir a base monetária pelas reservas. Logo, sendo \(M\) o multiplicador monetário, tem-se que:


\[\eqalign{ M &= \dfrac{{{\text{base monetária}}}}{{{\text{reservas bancárias}}}}\cr&= \dfrac{{\$ 16.000}}{{\$ 8.000}}\cr&= 2 }\]

Portanto, o multiplicador do problema em questão é igual a \(\boxed{2}\).

Tal indicador é muito importante para a análise da capacidade do banco de ampliar sua base monetária por meio do crédito.

3
Dislike0
User badge image

Malu Maggessi

M=2

0
Dislike0
User badge image

Pedro

32000

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais